PCCE cumpre mandados contra suspeitos de participação no golpe do falso advogado
7 de agosto de 2025 - 18:31 ##Polícia Civil Do Ceará #Cumprimento de mandado
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07), a operação “Iteratum”, com o objetivo de cumprir 18 mandados de busca e apreensão contra sete homens e onze mulheres suspeitos de participarem do golpe do falso advogado. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Conforme levantamentos policiais, os alvos, com idades entre 20 e 45 anos, são suspeitos de crimes como associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Durante os trabalhos policiais, foram cumpridas medidas restritivas, como o monitoramento eletrônico de 12 dos investigados, além do bloqueio de contas bancárias e a apreensão de sete veículos.
Durante o cumprimento dos mandados, foi identificada com uma das suspeitas, de 20 anos, uma arma de fogo, munições, drogas e utensílios para manuseio e comercialização de drogas. Ela foi conduzida em flagrante à delegacia pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, e todo o material foi apreendido. Ainda durante a operação, foram confiscados com os demais suspeitos 19 celulares, um tablet, dois carros e R$ 2 mil em espécie.
Os mandados foram cumpridos em bairros de Fortaleza, Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Maracanaú (AIS 12) e Russas (AIS 18).
Investigações
Em maio deste ano, a Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu outras oito pessoas suspeitas de participação no golpe do falso advogado. As prisões aconteceram em Fortaleza e nos municípios Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado, Cruz (AIS 17) e Jardim (AIS 19). Na ocasião, também foram apreendidos aparelhos celulares.
Entenda o golpe
De acordo com as investigações, o grupo tinha acesso às informações de processos existentes na Justiça, como o nome do beneficiário, o tipo da causa e o advogado que representava os interesses. Eles utilizam indevidamente o nome e a imagem de advogados em aplicativos de conversa. Em seguida, entravam em contato com as vítimas se passando pelo advogado e informavam que, para a liberação de valores concedidos em decisões judiciais, seria necessário o pagamento de taxas. As vítimas enviavam o dinheiro, acreditando na promessa do falso advogado, e ficaram no prejuízo.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.