SSPDS promove 3ª turma do Curso de Gestão por Resultados na Segurança Pública na Região Sul do Ceará

22 de maio de 2025 - 14:47 # # # #

O objetivo do curso é capacitar os representantes da Forças de Segurança da região com conteúdos sobre a metodologia do Misp

Com o  início do 2º quadrimestre de 2025, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a ) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) iniciaram mais uma turma do Curso de Gestão por Resultados na Segurança Pública, desta vez na Região Sul do estado. As aulas, que iniciaram nessa segunda-feira (19) e seguem até a próxima sexta-feira (23), acontecem nas sedes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Esta é a 3º turma do curso promovido pela SSPDS para gestores e comandantes das Forças de Segurança vinculadas à pasta. Na ocasião, a formação destina-se aos pontos focais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuantes nas Áreas Integradas de Segurança 18, 19, 20, 21 e 22, que compõem o Interior Sul.

O secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, palestrou virtualmente na aula inaugural do curso e destacou os resultados obtidos no 1º quadrimestre. “Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos os homens e mulheres que compõem as nossas instituições pelos resultados obtidos no primeiro quadrimestre e no primeiro ciclo do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). Foram resultados muito interessantes para nós. Esses indicadores trouxeram uma redução nos CVLIs e nos CVPs bastante significativa e que estão contribuindo para a melhoria do ambiente de segurança e paz do nosso Ceará”, destacou o secretário.

“Esse curso é uma iniciativa da SSPDS de aproximar a metodologia do Misp e os conhecimentos de gestão por resultado para aqueles que realmente vão executar o trabalho para alcançarmos as metas. E esse momento é interessante também para a troca de informações, pois é uma oportunidade que a secretaria tem de ouvir as pessoas que estão na ponta e que estão atuando nas diferentes regiões do nosso estado, no caso aqui no Interior Sul. Além de ouvir diretamente deles como estão compreendendo o sistema de metas, trazer esse conhecimento e ampliá-lo, para que assim a gente possa ter cada vez mais efetividade na redução dos indicadores de criminalidade no Ceará”, destacou o diretor de Estatística e Geoprocessamento (Diest) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Franklin Torres, que ministrou uma aula sobre gestão baseada em evidências.

Capacitação especializada

“Haverá um módulo específico para detalhar toda a metodologia do sistema de metas, a legislação, todas as fases que compõem os sistemas, os objetivos e os atores. Teremos um momento para conversar sobre análise criminal. Teremos também aulas voltadas para a gestão por resultados e gestão por projetos, que são importantíssimas para dar um suporte metodológico ao que fazemos. O Franklin – diretor de Estatística e Geoprocessamento (Diest) da Supesp -, falará com os senhores sobre gestão baseada em evidências e, no final da semana, teremos também uma atividade em que os senhores terão a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante essa semana, com instrutores extremamente qualificados”, ressaltou o secretário executivo da SSPDS.

Em março, a SSPDS promoveu o Curso de Gestão por Resultados na Segurança Pública para uma turma na Região Norte do Ceará. Na ocasião, o curso aconteceu no Centro de Educação à Distância (CED), um equipamento do Governo do Ceará que fica no bairro Jocely Dantas, em Sobral, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Sobre o curso

O objetivo do Curso de Gestão por Resultados na Segurança Pública é capacitar os representantes da Forças de Segurança da Região Sul, durante uma semana, com diversos conteúdos que compõem a metodologia do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp).

“Esse curso tem por objetivo primordial capacitar os atores locais de uma forma detalhada na metodologia do sistema de metas. Os senhores e as senhoras são os pontos focais dos gestores locais. Nós temos um facilitador específico para a Região Sul, que servirá de elo entre vocês e nós aqui na secretaria, para dirimir eventuais dúvidas, corrigir determinadas imperfeições no sistema. Para que assim possamos caminhar juntos, cada vez mais fortes e unidos em prol de um objetivo comum que é levar mais paz e segurança para a população do nosso Ceará”, concluiu o secretário Alzir Chaves.