Polícia Civil deflagra operação interestadual e prende 15 integrantes de grupo criminoso
30 de abril de 2025 - 14:36 ##investigações ##Operação "Inter Civitatis" #Cumprimento de mandado #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (30), uma operação interestadual intitulada como “Inter Civitatis”. A ação teve o objetivo de localizar integrantes de um grupo criminoso envolvidos com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, 15 pessoas já foram capturadas. Armas, drogas e veículos também foram apreendidos, bem como contas bancárias foram bloqueadas pelos investigadores.
Com 90 equipes coordenadas pela Delegacia Metropolitana de Caucaia e, com o apoio do Departamento de Inteligência (DIP) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as ofensivas ocorrem de forma simultânea em Fortaleza, Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Durante a ação, oito mandados de prisão foram cumpridos e sete pessoas foram presas em flagrante. Os policiais também efetuaram o sequestro de bens e valores dos alvos. Cerca de 103 mandados de busca e apreensão seguem sendo cumpridos, pois a operação ainda está em andamento.
Investigação
Com base nos levantamentos policiais, que iniciaram em 2023, os policiais civis identificaram homens que eram responsáveis pela distribuição de drogas no Ceará e em outros estados da federação. Com a identificação dos partícipes e com base na dinâmica do funcionamento da distribuição de drogas sintéticas e lavagem de dinheiro, os investigadores conseguiram mapear os locais de comercialização dos entorpecentes. Diante disso, mandados foram solicitados junto ao Poder Judiciário.
Com os oficiais em campo, além das 15 capturas, três armas de fogo, 11 veículos, parte deles de luxo, além de drogas, dinheiro em espécie, munições e celulares foram apreendidos, bem como contas foram bloqueadas.
“Inter Civitatis”
Inter Civitatis (entre cidades) se refere ao aprofundamento das investigações que revelou um esquema de tráfico de drogas interestadual, especialmente, entre os estados do Ceará, Santa Catarina e Paraná.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.