PCCE promove campanha Janeiro Branco com ações de saúde e bem-estar
29 de janeiro de 2025 - 13:35 #Ação #Damps #Janeiro Branco
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), uma série de atividades alusivas ao Janeiro Branco voltadas para saúde mental e o bem-estar de policiais civis e colaboradores da instituição. A programação foi realizada pelo Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança (Cisp).
A delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz, abriu o evento e destacou a importância do autocuidado com a saúde mental.
“Muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos, em prol do outro. Certa vez, uma pessoa me disse que eu só conseguiria cuidar de outras pessoas, se eu estivesse bem. Então, nós precisamos cuidar da gente. Precisamos fazer com que sejamos pessoas mais felizes”, explicou a delegada-geral adjunta.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do bem-estar mental. Para a diretora do Damps, Sônia Amaral, olhar para a saúde mental é importante e todos devem observar ter um olhar humanizado para cuidar e apoiar as pessoas.
“Durante o mês de janeiro, o Damps percorreu as delegacias da Capital e do interior realizando atividades como estas, que são realizadas aqui na sede junto aos policiais e colaboradores. Além disso, orientamos como buscar serviços e também disponibilizamos atendimentos para todos”, destacou a diretora.
O evento aconteceu no Espaço de Convivência, situado no prédio da PCCE, com a presença do delegado Nartan Andrade, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), de servidores e colaboradores.
“A parceria entre DGP e Damps é extremamente importante. Pois é indispensável para os policiais civis e colaboradores que tenham acolhimento e apoio da instituição. Vejo estas ações como muito importantes e espero que no decorrer do ano aconteçam ainda outras”, ressaltou Nartan Andrade.
Damps
O Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) presta assistência médica e psicossocial a todos os servidores da Polícia Civil e seus familiares, quer seja por meio de um trabalho preventivo e educativo ou de uma intervenção terapêutica.
O departamento conta com um time multidisciplinar de médicos, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de saúde. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua do Rosário, 199, no Centro de Fortaleza. Também é possível receber atendimento pelos telefones (85) 3101-7367 ou (85) 3101-7368.