Delegado-Geral da PCCE recebe maior honraria da Força Nacional em Brasília

30 de novembro de 2024 - 16:38 # # #

A Secretaria Nacional de Segurança Pública homenageou o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, com a maior honraria da Força Nacional de Segurança Pública. A solenidade alusiva aos 20 anos da Força Nacional, aconteceu nessa sexta-feira (29), no Batalhão Escola de Pronto Emprego, em Brasília, na Capital Federal. Na oportunidade, o delegado-geral da PCCE foi agraciado com a Medalha Soldado Luís Pedro de Souza Gomes, no grau Distinção Federativa.

A Força Nacional de Segurança Pública completou 20 anos. Criada para atuar de forma cooperada com os estados, ela é acionada em situações de emergência, calamidade pública e em operações ambientais, por exemplo. Para celebrar a data, a Instituição homenageou agentes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros que compõem o efetivo, além de autoridades e civis que contribuíram para a segurança pública no País.

Foram conferidas 371 Medalhas Mérito da Força Nacional – Soldado Luiz Pedro de Souza Gomes. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, e outras autoridades participaram da solenidade.

O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará recebeu a honraria na categoria Medalha Honra Federativa, das mãos do secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo. A comitiva cearense contou com a presença do diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho, e do assessor do Gabinete do Delegado-Geral, delegado Lúcio Torres.

Medalha Soldado Luís Pedro de Souza Gomes

O nome da medalha conferida aos homenageados é em referência ao soldado Luiz Pedro de Souza Gomes, membro da Força Nacional morto em 14 de novembro de 2013, em uma operação em Buritis, Rondônia (RO). Na ocasião, ele tentou resgatar integrantes da Força Nacional, da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que estavam cercados por mais de 500 agressores. A honraria foi criada para perpetuar a memória e a bravura do homem que sacrificou a própria vida em defesa da sociedade. Ela é concedida àqueles que, movidos pelo mesmo espírito de dedicação e coragem, prestam serviços relevantes à nação.

Categorias

As 371 medalhas conferidas a integrantes da Força Nacional e a autoridades civis e militares que se destacaram pela atuação em missões e pelo apoio à instituição estavam divididas em três categorias:

Medalha Pacto Federativo: destinada aos mobilizados que atuaram na Força Nacional por, pelo menos, dois anos, de forma ininterrupta ou intercalada.

Medalha Distinção Federativa: de reconhecimento de serviços relevantes prestados à instituição, destacando o mérito e a dedicação profissional.

Medalha Honra Federativa: para homenagear membros que demonstraram atos excepcionais de bravura, sofreram mutilações, perderam a vida em serviço ou deram contribuições excepcionais à Diretoria da Força Nacional.