PCCE implementa Compliance e se destaca entre as Polícias Civis do País

8 de novembro de 2024 - 17:49 # # # #

A Polícia Civil do Ceará é a primeira a institucionalizar um programa do gênero de maneira autônoma

Buscando fomentar a cultura da integridade da gestão pública, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) implementou, nesta sexta-feira (8) o Plano de Integridade e Compliance da Instituição. O programa é construído sob cinco eixos de atuação, que são: integridade, relacionamento, certificações, sustentabilidade e controle interno. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura Institucional e aprimorar a gestão operacional da PCCE. 

A reunião para instaurar o Compliance foi presidida pelo delegado-geral da PCCE Márcio Gutiérrez; e contou com a presença da delegado-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; Delegada-Geral Adjunta, do Diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho; do assessor de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), delegado Diogo Galindo, do chefe da Ouvidoria-Geral da PCCE, delegado Jerffison da Silva, e diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), delegado Nartan Andrade.

O programa é um avanço frente às demais Polícias Civis do País, sendo a PCCE a pioneira a instaurar o programa de maneira autônoma. O programa de integridade está sendo desenvolvido com base em projetos exitosos e aplicados em outras instituições públicas.

Para o assessor da ASCOI, delegado Diogo Galindo, a implementação do programa trará uma série de benefícios para os policiais civis e colaboradores da PCCE. 

“Elaboramos o código de ética da PCCE que trata sobre postura e conduta que os policiais civis devem tomar e seguir. Contando também com um programa de formação de líderes e outros tópicos que estão sendo construídos desde maio deste ano, quando foi instituída a comissão para elaboração do compliance na nossa Instituição”, explicou Diogo Galindo. 

O Compliance contempla, também, a promoção da transparência, da virtualização de processos, da busca pelo Selo Great Place To Work (GPTW), que certifica as melhores empresas e instituições para se trabalhar.

Sobre a comissão

A comissão responsável pela elaboração do Compliance na PCCE integra o Diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho; a assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), delegada Évna América; o assessor de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), delegado da do Diogo Galindo; o chefe da Ouvidoria-Geral da PCCE, delegado Jerffison da Silva, e o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), delegado Nartan Andrade. A equipe continua trabalhando no desenvolvimento dos cinco eixos do Compliance para aprimorá-los e mantê-los em constante atualização com as políticas institucionais da Polícia Civil. 

O que é Compliance?

Compliance é um conjunto de regras e procedimentos que visa garantir que uma empresa ou uma instituição pública esteja em conformidade com as leis, normas e políticas vigentes. O objetivo é que a instituição opere de forma ética e segura, minimizando possíveis riscos e assegurando o bem-estar de servidores e colaboradores.