Secretário da SSPDS destaca resiliência e superação durante aula inaugural na Aesp
2 de agosto de 2024 - 17:32 ##Bope ##Cate #Aesp #PMCE
Durante a solenidade, o secretário Roberto Sá foi agraciado com a moeda da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)
Resiliência e superação. Esses foram os principais motes da aula inaugural da turma do Curso de Ações Tática Especiais (Cate) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na manhã desta sexta-feira (2). A palestra de abertura foi proferida pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O curso, que é uma referência nacional para os demais cursos de operações especiais do País, se inicia neste ano com 60 inscritos.
“Resiliência significa aproveitar a maré para que nos transformemos em algo mais forte. Afinal, é depositado, em nós, um sentimento de confiança e esperança, e não podemos decepcionar as nossas famílias e a sociedade. Não tenham dúvidas, as quedas virão. Ainda assim, perseverem e não desistam diante das dificuldades”, aconselhou o secretário Roberto Sá, citando a própria trajetória, de uma família do interior fluminense até a titularidade da SSPDS.
Dirigindo-se aos instrutores do Curso de Ações Táticas, o secretário aconselhou-os a transferirem o conhecimento adquirido a partir da própria experiência profissional à frente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMCE. “Transfiram o conhecimento adquirido por vocês: uma vela que acende outra jamais perderá a força da própria chama”, recomendou.
Por fim, o secretário ainda aconselhou aos “futuros caveiras” a manterem a humildade perante os demais batalhões policiais. “Nada de achar que o policial convencional é menor que vocês. Por outro lado, cabeça erguida porque vocês escolheram se especializar e, ao concluírem esse curso, serão capazes de executar tudo aquilo que será repassado a vocês. Aqui, na Aesp, vocês terão os melhores instrutores e, conhecendo as disciplinas que estudarão, terão uma formação completa e exemplar”, concluiu.
“Foi uma honra termos o nosso secretário de Segurança Pública e Defesa Social como o palestrante da aula inaugural do Cate. Em nome da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), agradeço todo o apoio e prometemos retribuir toda essa atenção com muita lealdade e trabalho”, saudou o diretor geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, ao entregar a Moeda da Aesp. O título é um símbolo honorífico concedido em reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram com a Academia.
Também compuseram a mesa da aula inaugural do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate) do Bope: o diretor de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) da PMCE, coronel Jorge Costa de Araújo; o coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegado Antônio Pastor; o corenel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Antônio Costa; e o perito geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará, Átila Einstein.