Aesp abre festividades de aniversário homenageando servidores e colaboradores
21 de maio de 2024 - 10:53 ##13 Anos #Aesp/CE #Integração
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) abriu, nesta segunda-feira (20), as celebrações referentes ao aniversário de 13 anos da instituição. Uma solenidade de homenagem e entrega de certificados marcou a abertura da programação festiva, no auditório desta Academia, em Fortaleza.
Foram homenageados servidores e colaboradores da Aesp com três honrarias: Certificado por Elogio na Ouvidoria, Certificado dos Docentes Destaques e Certificado dos Decanos. A cerimônia foi conduzida pelo diretor-geral, delegado Leonardo Barreto.
Um dos certificados foi entregue à policial civil Alynne Maria Gomes de Lima, do Núcleo de Armamento e Tiro (Nuat). “Tenho buscado integrar os valores fundamentais de ambas as profissões (educadora e policial) em meu trabalho diário, uma jornada que culminou na minha atuação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), onde tenho o privilégio de contribuir para a formação de profissionais dedicados e comprometidos com a segurança de nosso estado”, destacou.
Este reconhecimento é uma celebração do nosso esforço coletivo e uma lembrança de que cada um de nós tem um papel crucial na formação de profissionais que terão como missão servir e proteger a sociedade. Expresso minha enorme gratidão a todos os colegas, especialmente aqueles que têm caminhado ao meu lado, sempre me apoiando e incentivando a seguir em frente, à minha família, que é minha base e fortaleza, aos alunos, que são a razão de tudo, e à direção da AESP/CE, na figura do Dr. Leonardo Barreto, por me proporcionar esta oportunidade de crescimento e realização”, completou.
Outro homenageado foi o tenente-coronel PMCE Erivelton Rocha Gadelha. Ele representou os docentes que receberam certificados e falou em nome do grupo. “A importância da Aesp vai muito além dos que os senhores e as senhoras imaginam. Não é somente a formação de um policial, seja ele civil ou militar, de um bombeiro, de um perito. Mais do que formar, a Aesp qualifica, de forma continuada. Esse processo já seria uma grande contribuição para todo o povo cearense, mas esta Academia vai além. E vai além porque busca a excelência, busca a eficiência, e essa busca passa pela evolução”, avaliou o oficial.
“A Aesp evolui a partir do momento em que aceita a necessidade de rever e analisar todos os seus processos, cada projeto pedagógico, cada matriz curricular. Aqui, temos cursos de formação continuada que estão em dia com os tempos atuais, o que permite que nossos servidores e a população tenham essa excelência”, sublinhou.
Decano da instituição aponta a Aesp como casa e família
O ouvidor acadêmico Demóstenes Cartaxo é o mais antigo servidor em dedicação a esta Academia. Delegado da Polícia Civil, ele começou a fazer parte da história da Aesp antes mesmo de a instituição ser oficialmente criada, ainda em 2009, quando tiveram início das tratativas governamentais para a criação de uma unidade de ensino que unificasse – de forma integrada – as formações de novos servidores para as forças de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
Durante a cerimônia, ele explanou sobre a relevância da Aesp para a vida profissional – e até mesmo pessoal – de seus membros. “Trabalhando oito horas por dia, de segunda à sexta-feira, durante dez anos, excluindo-se o mês anual de férias, temos exatamente 17.600 horas, o que corresponde a 733 dias, ou seja, dos últimos dez anos, passamos literalmente dois destes anos dentro da Aesp. Daí ser comum dizer que ficamos mais tempo aqui do que, muitas vezes, em nossas casas. Dentro desta perspectiva, a Aesp é também nossa família”, calculou o gestor.
“Fazer parte do time Aesp/CE e ainda mais com tantos anos de serviço prestado é um motivo de orgulho, pois temos a certeza de que estamos construindo a cada dia um mundo mais justo e pacífico. Como diz o nosso slogan, a excelência da segurança pública começa aqui”, complementou o decano.
Diretor-geral externa gratidão à Aesp
Leonardo Barreto reiterou as homenagens, parabenizando cada servidor ou colaborador que recebeu certificado, destacando que o dia festivo é motivo de júbilo. “A protagonista é a aniversariante, a Aesp, maior exemplo de integração desde o nascedouro. É comum que cheguem a nós relatos de alunos de todas as forças enaltecendo esse fator de integração que a Aesp proporciona. E é justamente esse o pensamento: a realização de sonhos é o que torna a vida interessante”, refletiu o gestor.
“O mais importante dever do ser humano é expressar a gratidão. Hoje, não poderíamos iniciar as comemorações da Aesp sem enaltecer quem é mais importante dentro desse processo: são vocês!”, reiterou.
A solenidade contou com a presença do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Claudio Barreto; da Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, coronel Asmenha Torquato, além de outras autoridades civis e militares.
Aniversário da Aesp tem outras programações
Uma série de eventos deve marcar as celebrações de aniversário desta Academia. Nesta terça-feira (21), a partir das 14 horas, haverá a outorga da medalha “Ordem do Mérito Acadêmico e Policial”. Essa cerimônia será realizada no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, no bairro Meireles, em Fortaleza.
Acesse esse link e confira mais informações sobre as festividades de 13 anos da Aesp/CE.