Ação conjunta resulta na desarticulação de grupo suspeito de aplicar golpes

13 de maio de 2024 - 12:06 # # # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio das polícias civis do Maranhão (PCMA) e do Piauí (PCPI), desencadearam, nessa quinta-feira (09), a Operação “O Clone”, que visou desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes eletrônicas utilizando nomes e imagens de autoridades políticas. Os suspeitos agiam nos estados do Ceará, Acre, Bahia, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso. No Ceará, foram utilizados para os golpes nomes e imagens da governadora em exercício, Jade Romero, e da senadora Augusta Brito.

Durante a operação, uma mulher, de 30 anos, e um homem, de 22 anos, foram presos. Também foram apreendidos dispositivos eletrônicos e 434 gramas de pasta base de cocaína, além de ser determinado o bloqueio judicial de um milhão de reais. Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (13), na sede da PCCE, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Com base nos levantamentos policiais, as investigações se iniciaram há cerca de seis meses, logo após o registro dos Boletins de Ocorrência (BOs). As vítimas só perceberam que tinham caído em um golpe quando realizavam o pagamento. Na ocasião, os infratores entravam em contato com prefeitos, parlamentares e associações beneficentes simulando ser autoridades políticas. Então eram oferecidas falsas doações, consumado o prejuízo financeiro.

Com os detalhes de toda essa ação criminosa, os policiais civis em ação conjunta, lograram êxito na identificação dos alvos, que são residentes do Maranhão e Piauí, mas que aplicavam golpes em diversos estados, inclusive no Ceará. No início da manhã de quinta-feira (09), os investigadores saíram em campo para cumprir nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. As ações policiais aconteceram contra alvos que estavam na cidade de Timon, no Maranhão (MA).

Com isso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido, em desfavor de uma mulher, de 30 anos. Bem como foi cumprido outro mandado de busca e apreensão, que também resultou na prisão em flagrante de um homem, de 22 anos, que estava em posse de drogas. Ainda durante a ofensiva, foi determinado o bloqueio judicial de valores dos envolvidos no montante de 1 milhão de reais. Com isso, o homem e a mulher foram colocados à disposição da Justiça. As diligências acerca deste caso continuam, com a finalidade de prender os demais partícipes deste esquema criminoso.