SSPDS e FCDL se reúnem para discutir estratégias de segurança para áreas comerciais

3 de abril de 2024 - 17:33 # # # # #

A Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, onde fica localizado o Centro, teve redução de 36,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) nos dois primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado

O debate sobre estratégias para fortalecer os trabalhos das Forças de Segurança em corredores comerciais de Fortaleza e de todo o Ceará foi pauta, no início da tarde desta quarta-feira (3), de uma reunião entre o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, e a presidência e a direção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE). O encontro ocorreu na sede da FCDL, no Centro da Capital.

“Quero agradecer e me coloco sempre à disposição, pois estamos de portas abertas. Quero que vocês façam da Secretaria uma extensão da casa de vocês para que juntos possamos fortalecer esses laços, pois assim todos ganham. Vejam o Sistema de Segurança como parceiros para somar esforços. Eu sempre ressalto que segurança pública não se faz apenas com Polícia. Por isso, a importância de estarmos nessa parceria permanente”, destacou o secretário Samuel Elânio.

O secretário da SSPDS também ressaltou a importância do registro de Boletins de Ocorrências (BOs) para direcionar as ações policiais. “Servem para gerar estatísticas e, com isso, gerenciarmos as manchas criminais junto com a nossa Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Para que assim possamos atuar da melhor maneira possível nesses locais, onde são registradas mais ocorrências”, frisou ele.

Durante o encontro, foram discutidos ainda o reforço na segurança em áreas lojistas e imediações de shoppings centers; a ampliação de bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE e dos Núcleos de Videomonitoramento em municípios que ainda não possuem; além do fortalecimento da integração das Forças de Segurança e da parceria permanente com os dirigentes da CDL de todo o Estado.

“O encontro é importante para frisarmos as melhorias necessárias e fortalecer a segurança voltada para as áreas lojistas do Centro da Capital e de todo o Ceará. Essa reunião tem o propósito de despertar a sociedade para também exercer o papel dela. A própria constituição diz que a segurança é um dever do estado, mas é do cidadão também uma responsabilidade, pois ele tem que contribuir, como, por exemplo, registrando Boletim de Ocorrência”, destacou o presidente FCDL, Freitas Cordeiro.

Além do titular da SSPDS, Samuel Elânio, e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Freitas Cordeiro, participaram também da reunião: o subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vinicius Vineimar; a delegada geral em exercício da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; o coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Wagner Maia; o perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein; o diretor de Estratégia de Segurança Pública da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), coronel Eduardo Barreto; a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Asmenha Cruz; além do vice-presidente da FCDL, Bosco Macedo; diretores, presidentes de CDLs da Região Metropolitana e Interior e outros convidados que participaram de forma remota.

Redução dos CVPs

Os dois primeiros meses deste ano registraram uma redução de 36,4% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, onde fica localizado o Centro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram extraídos pela Supesp. Segundo o balanço, foram 398 ocorrências, de janeiro a fevereiro de 2023, contra 253 casos registrados no mesmo período de 2024.