Dia do Consumidor: Polícia Civil alerta sobre cuidados para não se cair em golpes

15 de março de 2024 - 11:33 # # # # # #

Texto: Lidiane Gonçalves / Ascom PCCE Arte e vídeo: Wandeson Felipe / Ascom SSPDS

Buscando conscientizar e proteger os compradores, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) traz, hoje, 15 de março, data que é celebrado o Dia do Consumidor, orientações e alertas para os clientes não caírem em golpes. É comum que a semana do consumidor traga muitas promoções para a população, mas o cuidado e a atenção devem ser redobrados para não ser vítima de golpistas. O delegado titular do 1º Distrito Policial (DP), René Andrade, orienta os consumidores sobre os cuidados em compras em ambiente virtual.

Para alguns, hoje é uma data muito esperada! E quem não gosta de uma promoção, não é mesmo?! Mas para isso, é preciso ter cautela e desconfiança, pois o barato pode sair caro. No entanto, a Polícia Civil orienta a população para sempre desconfiar daquele produto que a gente tanto queria comprar estar com um preço muito abaixo do mercado, pois o cliente pode estar caindo em um golpe. “É preciso ter cautela e desconfiar dos produtos que estão abaixo do preço de mercado. É preciso que a população se atente ao site visitado e certifique, antes de realizar uma compra, se é de uma loja oficial”, explica o delegado René Andrade.

A Internet tem sido um aliado muito importante para os empresários que utilizam o meio como comercialização de produtos, ao mesmo tempo em que pessoas de má índole se aproveitam para aplicar golpes. E foi pensando nisso que a PCCE faz um alerta para não clicar em links não confiáveis. “É importante destacar que não devemos repassar dados pessoais para pessoas e empresas desconhecidas. É preciso fazer uma verificação da avaliação da loja e reputação do vendedor. E, jamais clique em links ou forneça senhas e códigos recebidos por mensagem”, orienta o titular do 1º DP. A PCCE ressalta que é preciso estar atento, também, com a população de grupos vulneráveis. “Uma pessoa que é mais idosa não tem tanta instrução do prejuízo pode acarretar ao clicar em um link desconhecido, então é preciso que os familiares oriente-a e fiquem atentos”, destaca o titular do 1º DP.

Outro ponto que é preciso ser dito é que o banco financeiro não liga para o cliente para confirmar uma compra suspeita e solicita dados sigilosos, como senha e código do cartão. Antes de confirmar qualquer dados, verifique o contato da Central de Atendimento oficial do seu banco ou procure o gerente da instituição financeira. Por fim, o delegado René deixa um recado para o consumidor, “eu sei que a data é o dia consumidor, mas antes de qualquer coisa, é preciso que o cliente se autoavalie e pense ‘se quer, se pode, e se precisa’ comprar aquele produto, para assim não acabar se endividando por coisas que não tinha tanta urgência. Se não, pode aguardar a próxima oferta. No mais, só muita atenção para não cair em golpes”, finaliza o delegado.

Se tornou vítima?

A PCCE destaca que as vítimas de crimes dessa natureza podem registrar um Boletim de Ocorrência (BO), a qualquer hora do dia ou da noite, por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/. A Deletron atende todo o Estado do Ceará. Ou em uma delegacia mais próxima. O crime de estelionato, praticado de forma virtual, é aplicado para obtenção de vantagem ilícita da vítima. Pessoas que praticam esse tipo de crime podem pagar pena de até cinco anos de reclusão.

Canal de denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.