Mulher é presa e bebê que estava desaparecido em Fortaleza é localizado

27 de fevereiro de 2024 - 11:53 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) autuou em flagrante, na noite dessa segunda-feira (26), uma mulher, de 39 anos, suspeita de sequestrar um bebê de dois meses e alegar ser o seu próprio filho. O recém-nascido havia desaparecido na noite do último sábado (24), no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A suspeita e o bebê foram localizados após diligências ininterruptas com apoio do Alerta Amber Brasil da empresa Meta e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PCCE).

Com base nas primeiras informações policiais, o bebê teria sido visto pela última vez em uma pousada social, após ser deixado pela genitora aos cuidados da mulher que estava no local. O desaparecimento ocorreu no Centro da Capital. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na mesma data do desaparecimento na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e transferido para a 12ª Delegacia DHPP, unidade especializada da PCCE que acionou, nessa segunda-feira (26), o apoio do Alerta Amber Brasil da empresa Meta.

Ainda durante as diligências, a Polícia Civil também solicitou à Pefoce um retrato falado com as características da suspeita. Conforme apuração, algumas pessoas identificaram o bebê a partir das imagens divulgadas nas redes sociais. Eles foram localizados no bairro Sabiaguaba (AIS 7).

Conforme oitivas, a suspeita havia cometido o crime após informar para o companheiro que havia engravidado. Para sustentar o fato, ela informou também para familiares que o recém-nascido estaria em uma unidade de saúde em tratamento. A mulher foi autuada em flagrante por sequestro e cárcere privado e colocada à disposição da Justiça. A ação também contou com o apoio da 7ª Delegacia e do Núcleo Operacional do DHPP.

Amber Alerts

Como parte das ações de enfrentamento à pessoas desaparecidas no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) assinou, em agosto do ano passado, um termo de pactuação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), manifestando interesse em participar do Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas. Com a assinatura, o Ceará tornou-se um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a participar da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Esta é a terceira vez que o alerta é acionado pela Polícia Civil do Ceará este ano com sucesso, sendo disparado pela Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, para auxiliar nas buscas de crianças e adolescentes.

A tecnologia Amber Alerts permite a divulgação, nas plataformas digitais da empresa, de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos, que estão desaparecidas por alguma circunstância. A tecnologia é adotada, atualmente, por 30 países. Quando Amber Alerts é ativado, um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido