PCCE, com apoio da PMCE, deflagra operação no Pirambu e prende suspeitos de morte de PM

19 de fevereiro de 2024 - 12:08 # # # # # # #

Durante a operação, dois adolescentes foram apreendidos em flagrante com duas armas de fogo e 800 munições calibres .40 e 9 milímetros

A Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE), com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), deflagrou, na manhã desse domingo (18), uma operação que culminou no cumprimento de mandados de prisão temporária em desfavor de dois homens, um de 20 e outro de 23 anos, pelo crime de homicídio do policial militar Bruno Lopes Marques, de 27 anos, ocorrido no último dia 12 de fevereiro, no bairro Carlito Pamplona – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Os suspeitos, que já respondem pelos crimes de tráfico de drogas e uso de drogas, pertencem a um grupo criminoso de outro estado com atuação no Ceará. 

Equipes da 11ª e 4ª Delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Núcleo de Operações (NO) e Núcleo de Inteligência (NUIP) do DHPP e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Ceará (Core) participaram da ofensiva, que contou com o apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) da PCCE, da PMCE e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS). Levantamentos da Inteligência da Polícia Militar também subsidiaram a operação.

As ações foram realizadas nos bairros Carlito Pamplona (AIS 4) e Pirambu (AIS 8). Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A ofensiva na região resultou na prisão de dois indivíduos. Contra um deles, o homem de 23 anos, além do cumprimento de mandado de prisão, também foi realizada a prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Com ele, os policiais civis apreenderam 42 trouxinhas de cocaína, 11 trouxinhas de maconha, um relógio importado e uma quantia em dinheiro. 

Os indivíduos foram conduzidos para a sede do DHPP, onde foram cumpridos os mandados de prisão temporária em desfavor dos homens e, também, a autuação em flagrante do suspeito de 23 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Agora, ambos encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

Apreensão de adolescentes e munições

Durante a ofensiva, dois adolescentes de 16 anos, que já respondem por atos infracionais análogos ao estatuto do torcedor, foram apreendidos em flagrante em posse de duas armas de fogo e 800 munições calibres .40 e 9 milímetros. Os adolescentes foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da PCCE, onde foram autuados por ato infracional análogo ao crime de porte de arma de fogo e tráfico de drogas. Eles estão à disposição da Justiça.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) segue à frente das investigações, com o objetivo de elucidar a morte do policial e identificar se houve participação dos indivíduos em outras práticas ilícitas na região.

Reforço

O reforço das ações das Forças de Segurança Pública permanecem por tempo indeterminado na região do Pirambu e áreas vizinhas. Todos os recursos disponíveis estão sendo empregados. A PMCE tem atuado com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). A PCCE também atua na área com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), DHPP, DIP e 7º Distrito Policial.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações, repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.