Cinco homens são presos pelas Forças de Segurança do Ceará durante operação Ethos na RMF

19 de janeiro de 2024 - 14:44 # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos policiais de combate aos crimes na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará, cinco homens foram capturados durante a Operação Ethos, nessa quinta-feira (18). As ações contínuas são coordenadas pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contam com apoio de forças amigas.

Os trabalhos de reforço na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) resultaram nas capturas de Jefferson Bezerra Pereira, de 20 anos, com passagens por posse ilegal de arma de fogo e roubo, e Pablo Pereira Lima, de 22 anos. A dupla foi presa por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Barra do Ceará. Na ação, uma pistola com dois carregadores, 20 munições, uma balança de precisão, uma quantidade de drogas e dinheiro foram apreendidos.

Eles foram conduzidos para o 10º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A ação contou também com o auxílio de equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (Ficco/CE) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Ainda no bairro Barra do Ceará, outro homem identificado como João Vitor da Silva, de 20 anos, foi preso por uma equipe do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) com apoio de um cão farejador da PMCE. Com ele, 60 gramas de maconha e trouxinhas de cocaína foram apreendidos. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Outra prisão

Durante diligências na região, equipes do 33º Distrito Policial (DP) capturaram Carlos Felipe de Castro Freitas, de 23 anos. O homem, que já possui passagens por resistência, desacato e receptação, estava sendo investigado por por integrar um grupo criminoso com atuação na região. A captura teve apoio do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE e da Copol/SSPDS.

Caucaia

Já no município de Caucaia, um mandado de prisão pelo crime de integrar organização criminosa foi cumprido contra Francisco Nacelio da Silva Barreto, de 40 anos. Ele foi capturado no bairro Parque Leblon. Policiais penais da SAP e da Ficco/CE também participaram da ofensiva.

Operação Ethos

Os trabalhos policiais contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da própria SSPDS, além de equipes das Prefeituras dos municípios.