Segurança é reforçada na Barra do Ceará e em Caucaia e chefe de grupo criminoso é preso

9 de janeiro de 2024 - 18:00 # # # #

O homem é apontado como integrante de um grupo criminoso com atuação no bairro Barra do Ceará

Dando continuidade aos trabalhos de reforço policial e combate às ações criminosas e aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), mais uma edição da operação “Ethos” foi deflagrada nesta terça-feira (09), simultaneamente, no bairro Barra do Ceará, pertencente à Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, e nos bairros Parque Leblon e Marechal Rondon, na cidade de Caucaia (AIS 11). Durante os trabalhos policiais, um homem, de 27 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação na Barra do Ceará, foi preso, em Fortaleza. Três armas de fogo, drogas e um colete balístico também foram apreendidos na cidade de Caucaia.

Nesta terça-feira, durante as diligências com foco em identificar mais suspeitos envolvidos em uma ocorrência registrada, no último domingo (07), no bairro Barra do Ceará, Cristiano de Lima Nunes, de 27 anos, conhecido como “Menino Rei”, foi preso. O homem, que já possui passagens por homicídio doloso, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, roubo e corrupção de menor, é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação na região e envolvimento com o tráfico de drogas.

Ele foi localizado e preso no bairro Jardim Iracema, após um trabalho de inteligência de equipes do 33º Distrito Policial (DP), do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ainda durante as ações ostensivas na região, Samuel da Silva, de 21 anos, também foi preso. Ele foi localizado por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE em posse de seis gramas de maconha, onze gramas de cocaína, uma quantidade de crack e uma quantia em dinheiro. O homem já possui passagens por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Contra ele, também foi cumprido um mandado de prisão que estava em aberto.

Caucaia

Já na cidade de Caucaia, três armas de fogo, sendo dois revólveres e uma arma artesanal cal.12, drogas e um colete balístico foram apreendidos durante saturações de equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE e da Força Tática.

Ethos

A ofensiva “Ethos”, desenvolvida pela Copol da SSPDS, é realizada pelas Forças de Segurança do Ceará e conta com a participação de forças amigas. Mais de 120 profissionais participam das ações desta terça-feira (09). Durante as saturações, são realizadas abordagens a pessoas e veículos.

Os trabalhos policiais contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, da Copol, e de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia e Guarda Municipal de Caucaia.

Outra prisão

Na tarde dessa segunda-feira (08), após um trabalho de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 33º Distrito Policial (DP) e do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), um homem suspeito de integrar um grupo criminoso responsável por crimes na AIS 8 foi preso. Antonio Marcos Braga Gomes Filho, conhecido como “Lágrima”, com passagens por estupro de vulnerável, tráfico e associação para o tráfico, foi localizado em um imóvel no bairro Barra do Ceará (AIS 8).

Conforme apuração, Antônio Marcos se utilizava das redes sociais para postar fotos enaltecendo o grupo criminoso o qual faz parte e ostentando armas de fogo. Ele foi preso e autuado em flagrante por integrar organização criminosa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.