Trabalho das Forças de Segurança resulta na redução de 27,7% nos furtos de fios no Ceará

26 de dezembro de 2023 - 17:29 # # # # # # #

A diminuição é referente ao período de janeiro e novembro deste ano em todo o estado; a capital cearense também registrou queda nos furtos de fios

Como resposta ao trabalho estratégico e integrado das Forças de Segurança, os crimes de furtos de fios reduziram 27,7%, entre janeiro e novembro de 2023, em todo o estado do Ceará. Foram 328 ocorrências registradas nos onze primeiros meses deste ano contra 454 no mesmo período do ano passado. Já em Fortaleza, no mesmo período deste ano, a redução foi de 22,3%. Foram 139 casos registrados, entre janeiro e novembro de 2023, contra 179 ocorrências registradas no mesmo período de 2022.

No que concerne à quantidade de metros de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações apreendidos, o Ceará registrou um número de 1.909 m. Já na capital cearense, os profissionais da segurança pública recuperaram 1.194 m de cabos furtados. Os números são referentes ao período de janeiro a novembro deste ano. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Trabalho integrado

As ações integradas e contínuas, na Capital, também contam com o auxílio das tecnologias da SSPDS como o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e o Agilis, ambos pertencentes à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, além de órgãos parceiros, como a Enel Distribuição Ceará. Em uma dessas ações, na Capital, um homem suspeito de furto de fios foi capturado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), duas vezes pelo mesmo crime, em menos de uma semana. As capturas ocorreram com o apoio do Nuvid da SSPDS.

Já em uma outra ação, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante um suspeito de receptação e apreendeu mais de 29 kg de fios de cobre, além de uma motocicleta com a placa adulterada. O caso ocorreu, no dia 29 de novembro, no bairro São João do Tauape, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

Além do trabalho ostensivo da Polícia Militar do Ceará, as Forças de Segurança do Estado, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), realiza constantes fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

A SSPDS-CE ressalta que apesar do trabalho das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PC-CE ou por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, que atende todo o Ceará, a qualquer hora do dia ou da noite.

As informações também podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

*Por fim, a pasta lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.