Ação integrada resulta na prisão de CAC envolvido com venda ilegal de arma de fogo

21 de dezembro de 2023 - 11:45 # # # # #

Na ação, um outro indivíduo, também CAC e envolvido no mesmo esquema criminoso, foi capturado

Uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa terça-feira (19), no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão em desfavor de alvos suspeitos por comércio ilegal de arma de fogo. As ações ocorreram no bairro Bom Jardim – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital, e em Caucaia (AIS 11) de Fortaleza. Durante o cumprimento das ordens judiciais, veículos de luxo foram apreendidos.

As investigações coordenadas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) iniciaram em novembro de 2022, após a unidade especializada receber informações de um suposto furto de 16 armas de fogo de diferentes modelos e calibres que estavam armazenadas em um apartamento de um dos alvos, localizado no Parque Potira, em Caucaia. O fato teria ocorrido em julho de 2022 e comunicado quatro meses depois.

Com o decorrer das investigações, que teve apoio do do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Exército Brasileiro, os policiais civis identificaram que Mychell Egídio Torquado Oliveira, de 40 anos, que é um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), estaria comercializando ilegalmente as referidas armas para terceiros, utilizando documentação falsa para omitir os receptadores das armas. Durante o cumprimento das ordens judiciais, além de Mychell, as equipes da PCCE prenderam o suspeito identificado como Francisco Paulo Henrique do Nascimento Lima, de 31 anos, que também é CAC.

Os homens são investigados por associação criminosa, omissão de cautela e comércio ilegal de armas de fogo. Após as capturas, os alvos foram conduzidos para a unidade especializada da Polícia Civil, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Além disso, três veículos de luxo – sendo dois carros e uma motocicleta –, computadores, notebooks e aparelhos celulares também foram apreendidos.  Agora, os suspeitos estão à disposição da Justiça. A PCCE segue com as investigações com o foco de localizar o armamento ilegalmente comercializado, bem como identificar e prender outros envolvidos na ação criminosa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas também para o número (85) 3101-7594, da DRF. O sigilo e o anonimato são garantidos.