PCCE capacita profissionais para atendimentos no contexto da violência doméstica

14 de dezembro de 2023 - 10:35 # # # # #

Em parceria com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e a Secretaria das Mulheres do Ceará, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, até esta quinta-feira (14), uma capacitação com foco nos atendimentos realizados em contextos de violência doméstica. A formação ocorre no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Fortaleza. A formação é promovida pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) do DPGV.

O objetivo do encontro é capacitar os profissionais do teleatendimento da Ciops para garantir um atendimento qualificado e humanizado em casos de violência doméstica. Na tarde dessa quarta-feira (13), o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, compareceu ao CICCR. Além dele, o orientador da Célula de Operações Integradas da Ciops/SSPDS, delegado Rudson de Oliveira, e a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade, estiveram presentes.

Ministrando um dos momentos da formação, a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade, reforçou a importância de potencializar a capacitação dos profissionais que são a primeira ponta de contato quando há uma denúncia.

“Os profissionais da Ciops são os primeiros a ouvir o pedido de socorro de uma vítima, por isso reforçamos questões como sigilo, segurança e qualidade no atendimento. É fundamental que as mulheres cearenses estejam seguras para efetuarem as denúncias e, parte disso, se deve à esse tipo de formação que permite que os profissionais sejam desenvolvidos de forma direcionada para atendimentos específicos. Assim, os atendentes estarão aptos a distinguir as formas de violência, que possuem a noção de como os papéis de gênero podem influenciar no contexto dessa violência doméstica e, sobretudo, que não vão desencorajar essas mulheres, que não vão fazer intervenções de culpabilizar, deslegitimar ou minimizar esse tipo de violência”, comentou ela.

Com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, a capacitação também conta com a apresentação da delegada Monique Teixeira, responsável pela Divisão de Proteção ao Estudante, do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), da PCCE. No geral, a formação promove o aprofundamento em temáticas como: resumo histórico da legislação de combate à violência doméstica; práticas reais no atendimento e acolhimento de mulheres em momentos de vulnerabilidade; qual deve ser a postura do atendente quando receber uma solicitação de ajuda; tipos de violência contra a mulher; qual público pode ser atendido e quais as atribuições da Delegacia de Defesa da Mulher; e entre outros tópicos.

Geruzia Dantas, teleatendente da Ciops que participou da primeira turma da capacitação, falou sobre como esse momento permite que os atendentes desenvolvam maior afinidade com a temática, o que favorece na forma de acolhimento das vítimas que entram em contato para denunciar. “Precisamos passar segurança para que essa vítima tenha a devida atenção. É fundamental que possamos passar para ela a sensação de que ela não está sozinha e que pode confiar em nós para contar o que está acontecendo, além de garantirmos o sigilo e mantermos a sua identificação preservada. Queremos realizar um trabalho efetivo no combate a essa violência”, finalizou ela.