Delegados da Polícia Civil são homenageados em sessão solene na Alece

4 de dezembro de 2023 - 22:34 # # # # # #

Os delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foram homenageados, nesta segunda-feira (4), pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em uma sessão solene em comemoração do Dia Nacional do Delegado de Polícia. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio, no bairro Dionísio Torres. O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, foi homenageado na sessão solene. Na ocasião, estiveram  presentes o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; o deputado estadual Leonardo Pinheiro e outras autoridades.

Para Samuel Elânio, os delegados vêm desempenhando investigações robustas, que fogem do amadorismo e que impressionam pela técnica. “Acredito que isso deve ser bem difundido e levado ao conhecimento de todos: o quanto temos bons profissionais de Segurança Pública, principalmente delegados e delegadas”, afirmou o secretário, que também é delegado.

A solenidade foi presidida pelo deputado Moésio Loiola que teve como objetivo homenagear oito delegados da Polícia Civil em alusão ao Dia Nacional do Delegado de Polícia, comemorado no dia 3 de dezembro. O evento foi  requerido pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, e outros deputados estaduais. 

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, reforçou que o momento é de enaltecer, também, a todos os delegados e delegadas que compõem a instituição. “Essa homenagem é de todos aqueles que fazemos parte da Polícia Civil dop Estado do Ceará, que juntos desenvolvem um excelente trabalho em prol dos cearenses. A Polícia Civil é presidida pelo delegado de polícia, mas ela é composta por delegados, escrivães e inspetores, e juntos, podemos realizar trabalhos grandiosos”, destacou o delegado-geral.

Márcio Gutiérrez ressaltou também a importante tarefa de um delegado de polícia. “Falar de delegado de polícia, é falar de investigação criminal, é falar sobre sistema de Justiça. Uma investigação criminal bem feita, qualificada, traz um resultado muito eficiente para a sociedade, e bem como sobre garantia de direitos. Quando há prisão, o alvo é encaminhado para a presença de um delegado ou uma delegada, em que avalia as circunstâncias da ocorrência e encaminha para prisão ou não”, explicou.

Durante seu discurso, o delegado-geral falou ainda sobre  os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil. “Fomos convidados pelo Ministério da Justiça para apresentar o nosso modelo de Recuperação de Ativos em um encontro nacional. Temos feito um trabalho presente e amplo de descapitalização de crimes organizados”, conta. Márcio Gutiérrez, destacou a modernização da Polícia Civil e comentou sobre dados. “Nesse ano, lavramos mais de 38 mil inquéritos policiais, seja por portaria ou flagrante. Desse número, mais de 4 mil foram realizados por meio digital. Sobre prisões, somente esse ano, realizamos 6.539 prisões, sejam por meio de mandado ou flagrante. O número é maior que todo o ano de 2022, quando foram realizadas cerca de 6.200 capturas”, disse.

Ele comentou ainda sobre as medidas protetivas solicitadas de forma virtual para garantir a proteção de mulheres no Ceará. “Com o uso da tecnologia, e com o apoio da Secretaria das Mulheres, nós criamos a medida protetiva on-line, um canal da Polícia Civil que precisa alcançar as mulheres que muitas vezes precisam denunciar o crime e solicitar medidas protetivas de urgências”, finalizou.

Foram homenageados também na sessão solene da Alece: o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wilson Camelo; e as delegadas do DPMA, Carolina Barreira e Sandra Veras; o titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), delegado Karlus Kleber, que foi representado pela diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), delegada Ivana Marques; e o coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), delegado Marcelo Pinheiro. E, em memória dos delegados Milton Castelo Filho e José Jeová Ricarte Lima.