PCCE traz a história de dois irmãos que compartilham a mesma profissão

3 de dezembro de 2023 - 08:30 # # # # #

O dia 3 de dezembro é dedicado ao delegado de polícia, profissional que desempenha um importante papel para a Polícia Judiciária no Brasil, que, diuturnamente, se dedica com sabedoria à aplicação da lei para garantir e promover justiça. Por isso, em alusão à data, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), conta a história de dois irmãos que foram aprovados no mesmo concurso, empossados juntos e de maneira honrada contam uma trajetória de 14 anos atuando na Polícia Civil.

O ano era 2009, quando os irmãos Keyla e Edmo foram aprovados e empossados como delegados de polícia. Foi um momento feliz para toda a família. Aquele ano marcou a vida da titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegada Keyla Lacerda, e de seu irmão, o titular da Assessoria de Apuração de Violação de Deveres e Transgressões Disciplinares (AATT), da PCCE, delegado Edmo Leite. Os irmãos já trabalharam juntos na Delegacia Regional de Brejo Santo, onde Keyla Lacerda foi a primeira delegada a atuar na unidade policial. “Lembro que à época, o projeto do Governo do Ceará era a interiorização dos delegados. Compartilhei com meu irmão muitos desafios e aprendizados. Foi muito engrandecedor trabalhar com ele. Trabalhei na Delegacia Municipal de Mauriti e na Delegacia Regional de Brejo Santo, onde fiquei responsável pelas investigações de crimes registrados nos municípios da Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado”, relembra a delegada.

O amor pela profissão veio logo após concluir a faculdade de Direito e tomar como paixão a curiosidade de como é realizada uma investigação e a elucidação de um crime. “Uma colega de profissão me deu um entusiasmo para que eu fizesse a prova da Polícia Civil, porque ela dizia que o ato de investigar corria em minhas veias. Eu e meu irmão estávamos estudando, e passamos a nos dedicar cada vez mais, foi quando fizemos a prova e fomos aprovados. Somos os primeiros policiais civis da família. E foi muito bom ter vivido com ele esse marco de nossas vidas”, ressalta Keyla. Após um período no interior, a delegada trabalhou em uma delegacia distrital e, durante dez anos, trabalhou com o direito disciplinar à atividade correcional, na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

Relembrando sobre casos de investigações em sua carreira, a delegada Keyla comenta sobre um caso de uma morte suspeita registrada no interior do Estado. “Tive que ficar mais de 24 horas na delegacia colhendo depoimentos de mais de 40 pessoas, com o objetivo de elucidar o caso, esse foi um momento importante na minha carreira. Era um dia de plantão, quando recebemos a notícia de um possível suicídio, fiz questão de ir até o local da ocorrência, e logo percebi que se tratava de um crime. Daí em diante, passei a ouvir todos os envolvidos, que eram mais de 40 pessoas. Fiquei cerca de 30 horas dentro da delegacia, mas aquele crime tinha que ser elucidado”, recorda sobre uma das investigações mais marcantes como delegada. 

Presença feminina e compromisso com a sociedade

Além de ter sido a primeira delegada da Delegacia Regional de Brejo Santo, Keyla conta que é, também, a primeira delegada titular da DDF. “Me sinto lisonjeada em ter recebido esse convite para trabalhar na DDF. Creio que nasci para ser delegada, não me vejo em outra profissão. O papel do delegado é trabalhar para a sociedade, somos um servidor público. Sei que nenhuma pessoa procura uma delegacia por estar feliz, e sim, para pedir ajuda e procurar justiça. Então, minha obrigação é dar uma resposta ao cidadão, e realizar o atendimento da forma mais humanizada possível a quem saiu de casa para pedir ajuda”, destaca Keyla.

Memórias afetivas 

Aprovado no mesmo concurso da irmã Keyla Lacerda, o delegado Edmo Leite, que atua na AATT, da PCCE, comenta o sobre o início da profissão. “Fui lotado na Delegacia Municipal de Missão Velha, e tirei plantões na Delegacia Regional de Brejo Santo, com a minha irmã. Nesse período, trocamos muitas experiências profissionais. Após um tempo na Região do Cariri, exerci minhas funções nas delegacias das cidades de Paraipaba, Pentecoste, Trairi e Itapipoca. Durante esse período, Keyla estava lotada na CGD, mas sempre mantivemos contato para trocarmos experiências e aprendizados. A gente conversava sobre trabalho até nas reuniões familiares”, conta Edmo.

O delegado passou, ainda, por delegacias distritais da Capital e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ele destaca momentos desafiadores da profissão. “Minha vocação é dar voz, espaço, dignidade e justiça para os que mais precisam, especialmente, em momentos que ninguém espera passar, quando se trata da perda de um ente querido”. Ao lado de escrivães e inspetores, o delegado Edmo ressalta que os plantões nas madrugadas, feriados e Copa do Mundo foram desafiadores, mas sempre tendo foco no atendimento humanizado. “Nossa jornada é destinada em ajudar o cidadão que não possui mais anteparo e espera o apoio da Polícia Civil”, explica.

Além disso, Edmo Leite foi titular, também, da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dccot), do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE). Hoje, o delegado é lotado na AATD, auxiliando o delegado-geral da PCCE. Edmo comenta, ainda, sobre seus 14 anos como delegado de polícia. “Ao olhar para trás, além da ajuda de amigos, sempre conto com o apoio da minha amada irmã Keyla, pelos anos de experiência e sensatez em matéria correcional. Embora separados nas funções, sempre caminhamos juntos, tenho muito orgulho da coragem e da força de vontade dela em enfrentar os desafios”.

O delegado conta que nesses 14 anos de jornada com a irmã na Polícia Civil, ambos têm amor por servir a sociedade e representar a instituição. “Nos dedicamos incondicionalmente ao nosso trabalho. E quando enfrentamos momentos pessoais desafiadores, sempre estamos juntos e nos superamos juntos”, finaliza Edmo.