Polícia Civil participa do 1º Encontro Nacional de Gestão de Ativos para Estados e DF

24 de novembro de 2023 - 17:12 # # # #

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas no controle, localização, avaliação e alienação de bens, o Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou, quarta e quinta-feira (22 e 23), do 1º Encontro Nacional das Comissões Permanentes de Avaliação e Alienação de Ativos Apreendidos dos Estados e Distrito Federal (DF). O evento ocorreu em Brasília e reuniu policiais militares e civis, leiloeiros, representantes das comissões das unidades federativas do país e integrantes das secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Na ocasião, a diretora do DRA da PCCE, Ivana Marques, destacou a importância da asfixia do crime organizado, do enfrentamento à lavagem de dinheiro, na recuperação de ativos, na investigação financeira e patrimonial, como uma forma fundamental do aumento da eficiência no enfrentamento das organizações criminosas. “Foi um evento de grande importância, pois nos permitiu trocas de experiências entre representantes de diversos estados. E o Ceará, por ser uma das únicas que possui uma unidade específica de administração e destinação de bens de ativos de criminosos, foi escolhido para apresentar suas boas práticas”, destaca a delegada.

O gestor do Núcleo de Gestão e Recuperação de Ativos da PCCE, Lucas Saldanha, palestrante do evento, apresentou o painel de boas práticas de Gestão de Ativos pelo Estado do Ceará. “Na oportunidade, expomos as boas experiências realizada pelo Estado do Ceará em relação a recuperação de ativos, e essa ação tem que ser vista como um ciclo virtuoso que não compreende só identificação e apreensão de bens, mas sim sobre a administração, alienação e destinação para que haja a efetiva reversão desses ativos advindos de organizações criminosas para o erário”, discorre a diretora do DRA.

O evento promovido pelo MJSP permitiu o diálogo entre as Forças de Segurança Pública e compartilhamento de boas práticas. As trocas de experiências durante o encontro permitiu aprimoramento dos trabalhos realizados pelas Forças de Segurança nas asfixias financeiras de organizações criminosas.