Governo do Ceará anuncia chamamento de 2.100 concursados na área da Segurança Pública

22 de novembro de 2023 - 14:56 # # # # # # #

Serão 726 agentes para a Polícia Civil, 79 profissionais da Pefoce e 1.200 soldados e 113 segundos-tenentes para a Polícia Militar

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas comandou mais um bate-papo semanal com a população cearense nesta quarta-feira (22). Na conversa pelas redes sociais, o chefe do Executivo Estadual anunciou o chamamento de 2.118 concursados para a área da Segurança Pública. Serão 726 agentes para a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) (sendo 616 inspetores e 110 escrivães); 79 profissionais para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) (12 médicos peritos legistas, 32 peritos criminais, 13 peritos legistas e 22 auxiliares de perícia); além de 1.200 soldados e 113 segundos-tenentes para a Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Elmano de Freitas destacou a importância de contar com um maior efetivo para continuar o combate ao crime. “Seguimos fazendo todo um esforço para fortalecer as nossas Forças de Segurança visando combater a criminalidade. Não vamos parar por aqui. A perspectiva é chamar ainda mais pessoas para cobrir aquelas que irão se aposentar”, adiantou o governador.

O cronograma para o chamamento dos concursados deve seguir as seguintes datas: lançamento do edital para os agentes da PC-CE em 27 de novembro, com previsão do início do curso de formação no dia 12 de dezembro; lançamento do edital de convocação para cargos da Pefoce em 30 de novembro, com o curso de formação começando no dia 8 de janeiro; chamamento de 113 segundos-tenentes da PMCE na segunda quinzena de dezembro e mais 1.200 soldados na primeira metade de janeiro de 2024.

Resultado da CNH Popular

Durante a conversa com o povo cearense, o governador Elmano de Freitas também atualizou o andamento do programa CNH Popular 2023. Foram 25 mil vagas ofertadas, um investimento que superou a marca de R$ 30 milhões. “A partir das 13h desta quarta-feira, quem se cadastrou poderá conferir a sua aprovação ou não através do site do Detran-CE. Se você receber um email, uma mensagem no telefone, é golpe. Toda a atualização do processo acontece apenas pelo site do Detran. Fique atento”, alertou o governador. A página específica para consulta de resultado e andamento do processo é: cnhpopular2023.detran.ce.gov.br.

Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome também foi destaque na conversa semanal do governador com a população. Respondendo ao agradecimento de Soraia Oliveira, de Caucaia, Elmano de Freitas ressaltou que foi sancionada a lei que garante a isenção de tarifas de água e esgoto para as cozinhas da iniciativa. Hoje, o Programa conta com 1.024 cozinhas distribuindo de forma diária 96.450 refeições. Ao todo, já foram quase 2.5 milhões de quentinhas ofertadas para os cearenses.

Diálogo direto

No sempre aguardado momento de tira-dúvidas, a população pôde se comunicar diretamente com o chefe do Executivo Cearense. Julimar da Silva, de Fortaleza, perguntou a importância do novo Centro Integrado de Segurança (Cisp), inaugurado na última segunda-feira (20). “A chegada do Cisp irá otimizar os nossos processos de diálogo e tomada de decisões no combate ao crime. Todas as lideranças, inteligências, das nossas Forças de Segurança estarão reunidas em um mesmo lugar, podendo assim rapidamente se encontrar para decidir o melhor a ser feito em uma crise. Isso também irá refletir em discussões no cotidiano, sempre pensando em soluções para a nossa sociedade”, explicou Elmano de Freitas.

Matias Alencar, também da Capital, questionou sobre a chegada das 33 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Ceará e para onde elas iriam ser deslocadas. “O critério para a distribuição das novas ambulâncias foi absolutamente técnico. Os municípios que receberam esses equipamentos estavam com as suas frotas mais envelhecidas e é assim que iremos fazer, sempre renovando a nossa frota e beneficiando a população”, pontuou o governador.

Lúcia Maria, do município de Iguatu, quis ouvir do governador um detalhamento de ações sobre o combate à violência contra as mulheres. “Na última terça-feira (21), lançamos o Ceará por Elas. Com esse Programa, queremos dar ainda mais protagonismo para as nossas mulheres em diversos setores da nossa sociedade. Prometi que até o fim do meu mandato teríamos 10 Casas da Mulher no Ceará. Hoje temos quatro, com mais três em construção e o recurso para fazer mais três já garantido. Esses equipamentos são fundamentais para dar todo o apoio, de forma regional e municipal, para que essas mulheres sejam acolhidas”, finalizou.