Centro Integrado de Segurança Pública tem segunda etapa concluída e é inaugurado

20 de novembro de 2023 - 15:40 # # # #

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto

Carlos Gibaja e Thiago Gaspar/Casa Civil – Fotos Yuri Leonardo – Infográfico

O investimento total de R$ 196 milhões. Mais de 2 mil profissionais das forças de Segurança atuarão no equipamento

Com investimento total de R$ 196 milhões, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, está completamente inaugurado para fortalecer o trabalho de inteligência e atuação das forças de segurança do Estado. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, entregou a segunda etapa e última do equipamento na manhã desta segunda-feira (20).

Elmano de Freitas destacou que o investimento em integração representa agilidade e eficiência para combater o crime e dar resposta rápida à população. “Nós vamos ter o conjunto de informações centralizadas, bem como as autoridades, responsáveis por tomar as decisões, estarão próximas para, com mais velocidade e rapidez, tomarem as decisões necessárias. Aqui temos investimentos em tecnologia, para avançar nas informações no mundo cibernético, bem como no videomonitoramento. Em breve, teremos também o reforço das nossas instituições com os concursos que chamaremos”, garantiu o governador.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora Jade Romero; a cúpula da Segurança Pública; o secretário nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça,Tadeu Alencar; a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; e outras autoridades.

Maior investimento em infraestrutura de Segurança

O Cisp reúne, em uma área de aproximadamente 74 mil metros quadrados, os núcleos de comando das forças de segurança do Estado. Mais de 2 mil profissionais atuarão no complexo, que está situado em localização estratégica da Capital. O Centro teve investimento de R$ 161 milhões na construção, e mais R$35 milhões na aquisição de equipamentos e mobiliário, totalizando R$ 196 milhões oriundos do Tesouro do Estado.

A segunda etapa, entregue nesta segunda-feira, contempla as novas sedes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar do Ceará, Polícia Civil e o Centro de Inteligência do Ceará (CIC), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e interligação com as Coordenadorias da Ciops e Ciopaer. Na primeira etapa, inaugurada em abril de 2022, foi entregue a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o Centro de Convivência e Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS.

Para o titular da SSPDS, Samuel Elânio, infraestrutura de qualidade e tecnologia são aliados indispensáveis para o trabalho dos profissionais da Segurança. “Esse é um dia de celebração, em especial, para os profissionais da Segurança Pública, que têm a missão de servir e proteger as pessoas do nosso estado. Representa o compromisso e dedicação em propiciar melhores condições de trabalho para os profissionais que cuidam da segurança dos cearenses”, disse.

O Centro de Inteligência do Ceará (CIC), por exemplo, é composto por seis agências de inteligências – sendo quatro delas vinculadas à SSPDS; uma à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e uma vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública da União. São elas: a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, o Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, a Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar, e a Coordenadoria de Operações e Inteligência (CCOI) do Corpo de Bombeiros Militar; o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste (CIISPR) do MJSP; e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SAP.

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, pontuou que o equipamento materializa a parceria para desenvolver políticas públicas mais integradas em todo o Brasil. “Em matéria de Segurança, é preciso ter respostas claras, fortes, enérgicas e rápidas, para que a gente possa estruturar uma política pública de Segurança que diminua a angústia da população”.

A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, também comemorou que o Cisp potencializa a articulação no enfrentamento à violência contra as mulheres no estado. “No Cisp, nós vamos ter um Núcleo de Combate à Violência contra as mulheres, com a integração das forças policiais, inclusive administrando o Sistema de Antecipação de Risco ao Feminicídio ”, complementou.

O complexo conta, ainda, com áreas urbanizadas e paisagismo, academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, entre outras estruturas de acesso e circulação.