SSPDS participa da entrega de honraria na solenidade alusiva ao Dia do Policial Federal

16 de novembro de 2023 - 17:41 # # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez, participaram do evento alusivo ao Dia do Policial Federal, comemorado na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Aeroporto, em Fortaleza.

A abertura foi realizada pelo superintendente da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, que ressaltou, na ocasião, o reconhecimento aos servidores da instituição com a celebração da data “Reconhecemos o esforço policial. A Polícia Federal espera de seus profissionais que entreguem o que há de melhor na sua força de trabalho para a máxima eficiência de cada um dos serviços prestados pela instituição à sociedade brasileira. Essa é a missão de todos nós”, disse o superintendente.

O secretário Samuel Elânio destacou o empenho dos policiais federais aposentados e a história de cada um na instituição “A Polícia Federal é muito forte e emblemática em respeitar a sua história e de seus aposentados. Então, essa é uma justa homenagem por todos os serviços prestados e a história deles nessa importante instituição”, afirmou.
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará realizou a entrega de certificados em homenagem aos aposentados, após longos anos de serviços prestados aos brasileiros.

“Esse momento é de reconhecimento a todos os homens e mulheres que fazem a Polícia Federal do Ceará e reitero a cooperação dessa instituição com a Polícia Civil, que vem sendo realizada de uma forma eficiente e muito assertiva. Meu agradecimento e reconhecimento a todos os profissionais dessa instituição”, ressaltou o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez.

A solenidade foi finalizada com um vídeo institucional em homenagem aos servidores da PF.

Sobre a data

A data do Dia do Policial Federal foi instituída pelo Decreto nº 5.279, de 22 de novembro de 2004, com o intuito de reforçar o orgulho dos profissionais policiais do órgão, enaltecendo os valores e a missão institucional desses servidores. A escolha da data se deve ao fato de que, em 16 de novembro de 1964, por força da aprovação da Lei nº 4.483, foi consolidada a ideia da reorganização e transformação do então Departamento Federal de Segurança Pública, com capacidade de atuação em todo o território nacional.