Novembro Azul: Polícia Civil ressalta prevenção para combater o câncer de próstata

11 de novembro de 2023 - 15:45 # # # # #

A Campanha Novembro Azul reforça o cuidado com a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata. Por isso, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) ressalta as orientações do urologista Ivon Teixeira de Souza, acerca da importância da prevenção da doença.

O câncer de próstata acomete homens com idade acima de 45 anos. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são mais de 75 mil casos da doença por ano. A doença chega a atingir um a cada seis homens. Apesar de a maioria dos pacientes, em seu início, não apresentarem sintomas. O câncer de próstata é fácil de ser diagnosticado.

O médico urologista, Ivon Teixeira de Souza, explica como é feito o exame para detecção da doença. “Para o diagnóstico de um câncer de próstata não é necessário de exames muito elaborados para se chegar a suspeita, é realizado pelo toque retal e pelo Antígeno Prostático Específico (PSA). Daí então, os pacientes são submetidos a realizarem outros exames para confirmar ou descartar a suspeita”, explica o especialista.

Ivon ressalta, ainda, que não há uma causa definida para a doença. “A maioria dos tumores dos cânceres de próstata não tem uma causa definida. Cerca de 10% dos casos tem uma vertente hereditária, que são os pacientes que herdam dos seus antepassados uma alteração genética que predispõe o surgimento do câncer de próstata. Os outros 90% dos pacientes acometidos pela doença, ainda não se sabe a causa”, pontua.

Mesmo que a causa da doença não seja tão clara, existem alguns fatores de risco que vão predispor o surgimento do câncer. “Excluindo a hereditariedade, o que pesquisadores e autores de livros comentam que a dieta rica em gordura animal favorecem para o surgimento da doença. Outros pontos são homens de pele negra, sedentários, obesos e aqueles que não se expõem à luz do sol – com baixa vitamina D, também, são os mais prepotentes a ser acometidos pelo câncer de próstata “, finaliza.

Não existe um fator prevenível para o câncer de próstata, portanto, a campanha anual do Novembro Azul, reforça que os homens mantenham os exames em dias. O diagnóstico precoce, auxilia os pacientes para que sejam submetidos ao tratamento e curativo, aumentando, assim, as chances de resolução do problema.

Sintomas

Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento vesical incompleto, dor para urinar, sangue na urina e dores ósseas.

Prevenção

Para a prevenção do câncer de próstata é importante hábitos de vida saudável, como diminuição do estresse, atividade física, diminuição da ingestão de gordura e combater a obesidade. Além da realização dos exames anuais, uma vez que se trata de uma doença com altos índices de cura quando diagnosticada precocemente.
Os exames periódicos devem ser realizados em todos os homens a partir dos 45 anos de idade ou dos 40 anos, para homens com fatores de risco familiar.