Fortaleza tem redução de 21,4% nos CVLIs de janeiro a setembro de 2023

10 de outubro de 2023 - 12:42 # # # # # # # #

O trabalho estratégico e integrado das Forças de Segurança do Ceará resultou na diminuição de 21,4% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) ocorridos em Fortaleza, de janeiro a setembro de 2023, se comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram registradas 513 mortes violentas neste ano, contra 653 nos nove primeiros meses de 2022. As informações divulgadas nesta segunda-feira (09), foram extraídas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A redução também está presente em setembro de 2023, em Fortaleza. Foram 11 mortes violentas a menos, em comparação com o mesmo mês no ano anterior, o que representa uma redução de 15,1%. Ao todo, foram 62 CVLIs na Capital durante setembro, contra 73 no mesmo período em 2022.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, pontuou que um reforço nas Forças de Segurança deve fortalecer, em breve, esses resultados positivos. “A ideia é que cada vez mais a gente consiga fortalecer essa integração com o trabalho de inteligência, com o trabalho ostensivo e preventivo. Em breve, teremos um aumento de efetivo de policiais formados pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Com esse aumento, a gente vai avançar cada vez mais. É um trabalho árduo, mas estamos caminhando bem”, detalhou.

Ações desenvolvidas pelas Polícias Civil e Militar, embasadas no trabalho dos setores de inteligências e no levantamento de dados e indicadores fornecidos pela Supesp, têm possibilitado a queda nos números de mortes violentas intencionais. Outro fator que auxilia na redução são as ofensivas integradas de enfrentamento à criminalidade realizadas pelas Forças de Segurança, como, por exemplo, a Operação Paz. Em setembro, 113 capturas de suspeitos de participação em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e outros crimes foram realizadas nesta ação. Outro fato importante são as apreensões de arma de fogo. Ainda na Operação Paz, 44 armas de fogo e mais de mil munições foram recolhidas. Os dados são referentes aos 30 dias das diligências que ocorreram em todo o Estado no mês de setembro.

As iniciativas acontecem, com apoio dos setores de inteligência, sob o pilar da integração entre os órgãos vinculados à SSPDS – Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Supesp.

Ceará

A redução também se estende ao Ceará. Entre janeiro e setembro deste ano, houve redução de 5,1% nos CVLIs ocorridos em todo o território estadual. Foram 2.124 mortes violentas entre janeiro e setembro de 2023, contra 2.238 casos em 2022. Considerando apenas o mês de setembro, a diminuição no Estado ficou em 4%, com 240 mortes violentas contra 250, no mesmo mês em 2022.