PC-CE se destaca em evento nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública no RJ

5 de outubro de 2023 - 15:59 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participa do primeiro evento de capacitação “PNLD Avançado – Recuperação de Ativos”, evento realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ), que acontece até esta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro. O encontro foi idealizado como uma das ações do Grupo de Trabalho sobre recuperação de Ativos, instituído por meio da Portaria MJSP nº 400, de 13 de junho de 2023, que, também, sugeriu a criação da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), que integrará as unidades das Polícias Civis e Federais que tratam especificamente sobre Recuperação de Ativos.

A PC-CE foi convidada para participar do curso como palestrante e participante, em razão de ser uma das Polícias Civis do país que já possui um departamento voltado ao aprimoramento da gestão dos bens apreendidos. Desta forma, as boas práticas da Polícia Civil do Ceará são relevantes para as discussões, visto que incentiva outras Polícias Civis a terem um departamento voltado para a Recuperação de Ativos.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), delegada Ivana Marques; e o coordenador do Núcleo de Gestão e Recuperação de Ativos da PC-CE, delegado Lucas Saldanha de Aragão, apresentaram os trabalhos exitosos realizados pela PC-CE. “O Ceará está na vanguarda por já termos um Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) com um Núcleo de Gestão e Recuperação de Ativos. No encontro, apresentamos boas práticas, tendo em vista os trabalhos exitosos que estão sendo realizados nos últimos anos”, destacou a delegada Ivana Marques.

Sobre o evento

O curso tem como objeto principal a temática da Recuperação de Ativos, atendendo às múltiplas finalidades do processo e os principais eixos relacionados: identificação, apreensão, administração, alienação e destinação.

O Programa de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) – Avançado tem como princípio básico explorar as iniciativas contra a lavagem de dinheiro e o combate à corrupção de modo integrado e racional, criando uma comunidade de aprendizagem para a prevenção e o combate a esses crimes, não limitada pelo espaço físico, geográfico e temporal é caracterizada por ser flexível, interconectada, colaborativa e complementar.

Além da PC-CE participam da capacitação agentes públicos da Região Sudeste, entre eles: Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Controladoria-Geral do Estado e outros órgãos.