Programa Novo Ares: Cisp recebe plantio de mais de 300 mudas

28 de setembro de 2023 - 14:48 # # # # # # # # #

Servidores, colaboradores e representantes
dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) participaram do evento

Cuidar do meio ambiente para garantir um futuro melhor é a premissa do Programa Novos Ares, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Diante da ebulição global, período mais crítico das mudanças climáticas que o planeta terra vive, a SSPDS mantém o Programa Novos Ares, que realizou, nesta quinta-feira (28), mais uma edição da campanha permanente. Ao todo, 308 mudas foram plantadas no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Neste ano, foram plantadas mudas de sempre-verde, mini flamboyant e trombeta roxa. Além de embelezar o Cisp, as árvores contribuem na neutralização de cerca de 50 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidas pela SSPDS em 2022. “Nós observamos a importância de trabalhar a sustentabilidade na gestão pública. Estudamos nosso consumo com combustível, energia, passagens áreas e quando plantamos uma plantinha como essas, compensamos isso. Assim, o programa Novos Ares é um programa de compensação à natureza. É uma diretriz nossa, que foi abraçada pelo secretário [da SSPDS] Samuel Elânio. Tenho certeza que, nos próximos anos, vamos olhar para a grama verde e para essas plantas, que ficarão ainda mais bonitas, e sentir alegria por fazer a nossa parte para um mundo melhor”, frisou, na ocasião, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales.

O chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cristiano Lins, destacou a importância desse cuidado para o futuro do planeta. “Todos podemos contribuir para que as nossas futuras gerações tenham uma vida mais saudável, uma vida feliz, como nós tivemos na nossa infância. Quem aqui já subiu numa árvore para comer uma fruta lá em cima do pé da árvore? Vamos cuidar para que os nossos filhos e netos tenham esse mesmo prazer”, disse.

Cada colaborador e servidor da SSPDS, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), fez o plantio de uma muda. O encontro, além de integrar os funcionários e colaboradores, é uma forma de reforçar a importância da conscientização sobre a preservação da natureza. Para definir o total de mudas, foi elaborado um estudo pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), com base no aplicativo “ONG SOS Mata Atlântica”.

A assessora técnica da SSPDS, Isaly Vasconcelos, participou da edição e plantou uma muda no canteiro do Cisp. “Precisamos compensar o mundo. Com a campanha Novos Ares, temos uma perspectiva de fazer o bem ao próximo por meio do cuidado com o meio ambiente. Cuidando da natureza, olhamos com carinho para as próximas gerações. A conscientização da compensação de carbono é fundamental para a preservação da vida humana. Plantar para colher novos ares”.

Participaram também do evento: o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos; o perito geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein de Oliveira; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), o coronel-aviador Darley Oliveira de Sousa; o coordenador de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep/SSPDS), tenente-coronel PMCE, Teógenes Coelho; o coordenador da Coordenadoria de Defesa Social (Codes/SSPDS), coronel Bernardo Aguiar; o coordenador da Coordenadoria de Administração e Finanças (Coaf), Alexandre Moreira; a assessora de Gestão de Projetos (Agep), Valéria de Norões Milfont; o coordenador de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), coronel Adriano Gurgel e o assessor Jurídico da SSPDS, Hiro da Justa Porto.