Secretário da SSPDS recebe homenagem e realiza palestra de abertura do Seminário da Aesp

26 de setembro de 2023 - 15:57 # # # # # # # # # # # # #

Com foco na discussão em temas como Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã desta terça-feira (26), a abertura do I Seminário Internacional da Aesp/CE. A abertura contou com uma palestra e uma homenagem ao secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

O seminário, que segue até esta quarta-feira (27), tem como pauta três eixos principais: Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis. Disponível em modelo híbrido, com participação presencial e virtual, mais de 670 pessoas se inscreveram para as atividades na primeira edição do evento, que conta com transmissão ao vivo por meio do YouTube.

Durante a solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, recebeu uma placa em sua homenagem. Em seu discurso de abertura do evento, o titular da pasta cumprimentou os presentes e destacou a importância dos temas do seminário. “É o primeiro passo para que consigamos evoluir e possamos ter outras edições, com outros palestrantes a nível internacional. Nós temos a pretensão de deixar como legado à Segurança Pública uma política de estado”, concluiu Elânio.

Também na abertura do evento, o diretor da Aesp/CE, Leonardo Barreto, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que tem resultado na obtenção de indicadores positivos. Além disso, ele agradeceu o apoio na iniciativa pioneira concretizada no evento, em colaboração com outras pastas e instituições para a realização do evento. “Faço esse agradecimento com relação ao acolhimento que manifestaram ao embarcar no propósito desse evento, com discussão dos temas, para que possamos aperfeiçoar a Segurança Pública no nosso Estado e no país”, agradeceu o diretor.

A solenidade contou com as presenças do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; do coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; do gestor da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; do gestor da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; e do chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins. Também estiveram presentes as secretárias dos Direitos Humanos, Socorro França; da Igualdade Racial, Zelma Madeira; e da Diversidade, Mitchelle Meira; além da secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade; o chefe da delegacia regional executiva da superintendência regional da Polícia Federal no Ceará, o delegado Paulo Henrique Oliveira Rocha; e representantes de outras instituições.

Representando as demais pastas, a titular da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), Socorro França, discursou sobre os avanços nos temas do seminário, que impactam em uma maior inclusividade. “Quando eu vejo a Segurança Pública preocupada com os grupos vulneráveis, nós estamos avançando, sem dúvida nenhuma, para um momento diferente no nosso país. Os Direitos Humanos são muito importantes, quando a gente vê inclusão, o respeito das pessoas. É o começo de uma política assertiva, democrática e inclusiva, quando temos uma Segurança Pública que se importa com os grupos vulneráveis, com os Direitos Humanos”, afirmou a titular da Sedih.

A abertura do evento seguiu com a realização de uma palestra presidida pelo secretário da SSPDS, que abordou a estrutura da pasta e suas vinculadas, os mecanismos de proteção aos grupos vulneráveis e a atuação em parceria com outras secretarias e instituições. A primeira edição do seminário está prevista para ser concluída na tarde desta quarta-feira (27), com a solenidade de encerramento e coffee break.