PC-CE participa de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

23 de setembro de 2023 - 10:43 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou, na noite dessa sexta-feira (22), da solenidade de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional. O evento contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, do delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto, e do chefe da Casa Militar do Ceará, tenente coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Alex Ferreira. O evento ocorreu no Museu da Imagem e do Som, no bairro Meireles.

Durante a solenidade, o governador do Ceará parabenizou aqueles que levaram o curso a ser reconhecido em todo o país. “Como governador, gostaria de registrar o orgulho que tenho dos docentes desse curso”, ressaltou Elmano de Freitas.

Ao todo, 41 agentes de segurança pública concluíram o curso, eles atuam na Casa Militar do Ceará, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na Polícia Militar do Ceará (PMCE), no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), na Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e nas co-irmãs: Casa Militar da Bahia e Gabinete Militar do Piauí.

No encerramento, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, foi homenageado ao dar seu nome à turma concludente. O ministro da Educação se mostrou honrado e agradeceu a todos os profissionais pelos serviços prestados ao Estado. “Essa homenagem é mais que merecida, por todo o trabalho prestado ao Estado”, declarou o ministro.

A cerimônia também contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Cláudio Barreto; e do ex-governador Lúcio Alcântara.

Sobre o curso

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais é um instrumento de capacitação profissional, valorização e motivação dos agentes de segurança pública que já trabalham ou venham a trabalhar na missão de garantir a integridade de dignitários. A capacitação é realizada no Ceará é referência no país e já capacitou mais de 1.000 profissionais, incluindo policiais militares de diversos estados brasileiros, bem como integrantes das forças armadas e representantes de outras instituições de segurança do nosso estado e de todo o país.