PC-CE desarticula grupo criminoso e, com apoio da Ciopaer/SSPDS, apreende bens e veículos

6 de setembro de 2023 - 17:55 # # # # # # # #

Celulares, cheques, joias, drogas e veículos estão entre as apreensões realizadas na Operação “Fractal”

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (6), a operação “Fractal”, com foco na repressão financeira de um grupo criminoso com envolvimento em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e tráfico de drogas em Crateús – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. Além da apreensão milionária de bens como carros, joias, celulares e cheques, também foram cumpridos ainda mandados de busca, apreensão e prisão preventiva, e uma captura em flagrante.

Durante a ofensiva, um dos mandados de busca, apreensão e prisão preventiva foi cumprido na residência de Gerffesom Siqueira Gomes (28), com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e duas passagens por posse de drogas em seu nome. Com a chegada de uma composição da Polícia Civil em seu imóvel, no bairro Fátima II, Gerffesom tentou se desfazer de materiais ilícitos nas imediações da residência. A Ciopaer/SSPDS informou a situação aos policiais civis, que conseguiram recuperar todo o material.

Contra o investigado, constava um mandado de prisão preventiva em aberto relacionado a um homicídio ocorrido no primeiro semestre. No imóvel, foi apreendida uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, uma quantidade de cocaína, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico de drogas, celulares e uma quantia de dinheiro em espécie. Já em uma outra casa da família do homem, que também foi alvo da operação, foram encontrados outros bens.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Crateús, Nova Russas e Fortaleza. O objetivo foi realizar o bloqueio de valores e bens utilizados pelo grupo criminoso. O trabalho policial resultou na apreensão de cinco celulares; 22 joias variadas, como pulseiras, cordões e anéis. Também foram apreendidos quatro relógios, cheques com valores milionários, carros, uma quantidade de cocaína e escrituras de imóveis.

Já um outro mandado de prisão preventiva foi cumprido contra Lairton da Silva Sousa (22), com dois antecedentes por posse irregular de arma de fogo. Ele é investigado por um homicídio ocorrido em Crateús.

Operação “Fractal”

A operação “Fractal” foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), e contou com o apoio das Delegacias Regional de Crateús, Canindé e Baturité, além de uma aeronave da Ciopaer/SSPDS.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.