Dois homens são presos em posse de arma e drogas durante Operação Focus em Itapipoca

4 de agosto de 2023 - 11:18 # # # # # # # # #

Por intermédio de um trabalho estratégico e de aproximação com a comunidade, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou, nessa quinta-feira (3), mais uma edição da Operação Focus. A ofensiva foi realizada em Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Entre abordagens e fiscalizações preventivas, duas pessoas foram presas em posse de um rifle, maconha, cocaína, motocicletas e outros materiais ilícitos utilizados para o tráfico de drogas.

As prisões foram realizadas pelo Comando Tático Rural (Cotar/BEPI) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na localidade de “Mel”. Os homens foram identificados como Carlos Eduardo Gois da Silva, 38 anos, com antecedentes por dano, e Francisco Wánderson de Oliveira, de 32 anos. Com eles, os policiais militares apreenderam um rifle. Dentro de uma mochila, os PMs localizaram ainda dez munições calibre 38, carregador para munição, uma coronha de arma, uma luneta, uma quantidade de maconha e cocaína, além de embalagens que seriam destinadas ao tráfico de drogas.

Na ocasião, eles ainda tentaram se desfazer do material, jogando sobre um muro, mas ao perceber a chegada da composição, tudo foi recuperado. Ainda foram apreendidos cartões magnéticos, uma quantia em dinheiro e três motocicletas. Os homens foram conduzidos à Delegacia Regional de Itapipoca, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Focus

A 62ª edição da Operação Focus contou com a participação de equipes da PMCE, PC-CE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As equipes estavam sob supervisão da Copol da SSPDS. Ao todo, 93 pessoas e 80 veículos foram abordados pelos profissionais que participaram da Operação Focus, em Itapipoca.

A operação tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos.

Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.