Com propostas de segurança para a Grande Fortaleza, SSPDS participa de 13º encontro do PPA

21 de julho de 2023 - 16:33 # # # # # #

Os encontros regionais para compreender e ouvir as principais demandas e potencialidades da população cearense seguem sendo realizados pelo Governo do Ceará. Na manhã desta sexta-feira (21), a décima terceira plenária do Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (PPA 2024-2027), ocorreu na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizado no bairro Benfica, em Fortaleza. Desde o dia 21 de junho, representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participam de plenárias voltadas para a definição de diretrizes na área da segurança pública.

Na ocasião, o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora, Jade Romero, a senadora Augusta Brito, além de secretários e secretárias de Estado, lideranças comunitárias, representantes civis e outras autoridades colheram propostas de segurança para alinhamento e desenvolvimento de ações estratégicas direcionadas à Grande Fortaleza. Em sua fala, o governador Elmano de Freitas, ressaltou mais uma vez a importância da participação da sociedade em debates que tem o intuito de fortalecer diretrizes que cheguem efetivamente à população. “Estamos aqui para governar, mas, principalmente, ouvirmos e compreendermos as demandas da sociedade para avançarmos. É por isso que, esse momento aqui, é muito importante, pois é um momento de escuta e de receber propostas. Queremos que a população saiba que ela pode sugerir qualquer proposta e, que o que a população definir, é o que o governo irá implantar no Ceará. Iremos continuar trabalhando para garantir o que já prometemos em nosso governo. Obrigada a todos. Estamos juntos”, finalizou o governador.

Já o secretário de segurança pública do Ceará, Samuel Elânio, destacou sobre a importância da população no PPA para um melhor direcionamento das ações estratégicas voltadas para a segurança pública. “Fechamos, hoje, o ciclo de 13 cidades que foram visitadas pelo PPA. Em Fortaleza, não seria diferente. Viemos entender as demandas e necessidades da população e juntar essas propostas com as expectativas da secretaria. Assim, poderemos fazer um melhor direcionamento das ações das Forças de Segurança pública voltada para o Estado”, ressaltou ele.

Debates

Dando continuidade à programação do PPA, foram organizados e divididos grupos para a discussão de problemáticas e sugestão de propostas para cada área específica. No âmbito da segurança pública, temas como capacitação de profissionais de segurança e melhoria no atendimento humanizado às vítimas de violência que fazem parte dos grupos vulneráveis, o fortalecimento de ações de combate à crimes, além do aumento de efetivo de policiais femininas foram algumas das propostas apresentadas.

Um dos representantes da sociedade civil que participou das discussões e sugeriu novas propostas foi o coordenador do Coletivo de Juventude Negra (Enegrecer) do Ceará, Lucas Mateus. “Esse espaço é muito importante porque nos dá a oportunidade de sermos ouvidos e compreendidos dentro do âmbito do que queremos e precisamos. Somente dessa forma é que poderemos construir uma verdadeira política que nos atenda”, avaliou ele.

Participação

Além do secretário de segurança da SSPDS, Samuel Elânio, também participaram do 13º encontro do PPA: o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho; coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Sávio; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Wagner Alves Maia; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o coordenador de Laboratórios Forenses da Pefoce, Túlio Oliveira; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, além de representantes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e outros órgãos estaduais e municipais.

O que é o PPA (PPA)

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão. Além dos eventos presenciais, o Governo do Ceará também colhe sugestões da população e elege prioridades através do site www.cearaparticipativo.ce.gov.br.

Além dos encontros presenciais, onde ocorre o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual. Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará. Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité, e se encerrarão, no dia 28 de julho, no Cariri.