Quatro pessoas em posse de armas de fogo são presas em flagrante pela PC-CE em Itaitinga

6 de junho de 2023 - 14:08 # # # #

Os suspeitos são investigados pela participação em uma tentativa de latrocínio contra um policial militar, registrada em Caucaia, no sábado (3)

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou, nessa segunda-feira (5), na prisão em flagrante de três homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Os alvos foram capturados no município de Itaitinga (AIS 25). Na ocasião, armas, munições e veículos foram apreendidos. Uma pistola subtraída de um policial militar, que já estava com a numeração raspada, também foi localizada.

As investigações, coordenadas pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio dos Núcleos de Operações (NO) e de Inteligência Policial (Nuip) do DHPP, iniciaram logo após uma tentativa de latrocínio ocorrer contra um policial militar, que estava de folga, no último sábado (3), na cidade de Caucaia (AIS 11). Durante as diligências, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou em flagrante Francisco Ednaldo de Sousa, de 22 anos, um dos suspeitos do crime. Com ele, um revólver calibre 38 também foi apreendido.

Dando continuidade às buscas, mais quatro pessoas foram capturadas. Os primeiros a serem presos foram identificados como João Victor de Maria Sousa (24), com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas, crime ambiental, posse ou porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores e Tainara André da Silva (21). Eles foram localizados em um imóvel da região. No local, foram apreendidas 29 munições de calibre 38.

Ainda durante os trabalhos policiais no município, as equipes policiais se deslocaram para uma outra residência. No endereço indicado, Marcos David Santos Martins Oliveira (27), com passagens por porte ilegal de arma de fogo, receptação, posse de drogas e corrupção de menores; e Fábio dos Santos Rodrigues, também conhecido como “FB”, com passagens por tráfico de drogas, receptação, corrupção de menores e posse ou porte ilegal de arma de fogo, foram encontrados.

Na ocasião, a dupla reagiu a ação policial com disparos de arma de fogo. Os dois alvos foram lesionados e socorridos para uma unidade hospitalar, onde permanecem sob escolta policial. Ainda segundo informações policiais, uma pistola calibre 40 de numeração raspada, que foi identificada como sendo do policial militar, também foi apreendida. Além disso, uma arma longa calibre 12 de repetição com 45 cartuchos de munição calibre 12 e um veículo, arma e automóvel, que teriam sido utilizados na tentativa de latrocínio contra o PM, também foram apreendidos.

No último imóvel, foram apreendidos ainda um vasto material ilícito como 20 munições de calibre 40 com carregador, 26 munições calibre 380, duas balaclavas, e um outro veículo. Além de um documento falso. Os alvos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Eles seguem sendo investigados pela participação na tentativa de latrocínio contra o PM. As diligências continuam com a finalidade de capturar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.