Cães da Força de Segurança fazem apresentações no 26º aniversário da SSPDS

31 de maio de 2023 - 13:31 # # # # # # # #

Os heróis de quatro patas das Forças de Segurança do Ceará dão um show quando o assunto é educação e faro. O trabalho dos cães faz toda diferença na rotina dos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que ajudam com rapidez e facilidade a resgatar vítimas, solucionar crimes e localizar drogas. Nesta terça-feira (30), durante a comemoração do 26º aniversário da SSPDS, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) exibiu para o público as habilidades dos seus cães. As crianças deslumbradas não tiraram os olhos dos heróis de quatro patas e seus condutores.

BPChoque

O Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da PMCE foi a primeira equipe a realizar a apresentação com a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). Os policiais tenente Rafael, sargento Amaro, sargento Braga e cabo D. Silva demonstraram como é fundamental o companheirismo dos condutores e seus cães.  Com uma apresentação fofa e engraçada, o cabo D. Silva e seu “cãopanheiro”, o labrador chamado “Teddy”, demonstraram para o público os comandos de adestramento utilizados no treinamento do cão de “Show Dog” com grande  desenvoltura da dupla.

Em seguida, o sargento Braga e o pastor belga chamado “Bope”, demonstraram as habilidades do trabalho de faro do seu “cãopanheiro”, onde os policiais escondem um material ilícito e elaboram um cenário de ocorrência para o cão fareja na busca por drogas. Por último, eles encenaram uma abordagem policial com o cão “Hulk” em que o cachorro é usado para imobilizar um suspeito durante uma ocorrência.

Após a apresentação, o estudante Maurício Filho, disse que ficou impressionado com a obediência dos cães com seus condutores. “Fiquei muito impressionado com a educação que os cães têm com os condutores. Eu acho que eles são a diferença na hora de controlar um suspeito que está sendo abordado”, afirmou.

CBCães

No período da tarde, a Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE deu um verdadeiro show de talentos. A companhia que também auxilia a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) em operações, demonstrou como os cães auxiliam a localizar vítimas de grandes tragédias, como nas grandes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro ou no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza.

No decorrer da apresentação, explicado pelo capitão Eliomar, ele explicou que os cães realizam atendimentos de terapias assistidas. “A CBCães também serve a sociedade com atendimentos por terapias assistidas na própria unidade por alunos de escolas e de faculdades de veterinária e zootecnia. Os cães e seus tutores também visitam diversas unidades de saúde públicas ou privadas, de modo a utilizar o animal como mediador e facilitador com processos sentimentais e hormonais dos pacientes”, cita o oficial.

Para o Gael Sant’anna, os cães ajudam os policiais com o faro apurado. “Achei legal como eles são treinados. Acho que eles ajudam com o faro, a procurar os suspeitos que estão escondidos. Os cães são bem grandes, não achei eles tão fofinhos!”, disse sorrindo.

Denarc

Por último, a apresentação foi finalizada pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc) da PC-CE. O pastor alemão Shiryu tem um super faro para 12 tipos de entorpecentes diferentes. Os inspetores realizaram uma atividade interativa com o Shiryu. Algumas pessoas da plateia colocaram mochilas no caminho do cachorro, uma delas é dos agentes da polícia e estava com ilícitos. Rapidamente, o animal localizou a mochila que estava com as drogas.

Já o Arthur Alcântara disse ter se surpreendido com a apresentação. “Foi muito divertido, eu não esperava que eles fossem tão legais. Todos os cães obedecem bem aos comandos e tem uma memória muito boa “, esclareceu.