Operação Focus resulta na captura de suspeito de estupro de vulnerável em Fortaleza

21 de maio de 2023 - 12:48 # # # # # # #

As ofensivas, nesse fim de semana, aconteceram nos bairros Planalto Ayrton Senna e José Walter e no município de Caucaia

A Operação Focus, deflagrada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou ofensivas nessa sexta-feira (19) e sábado (20) nos bairros Planalto Ayrton Senna e José Walter, em Fortaleza; e no município de Caucaia. As ações resultaram no cumprimento de um mandado de prisão definitiva em desfavor de um suspeito de estupro de vulnerável no bairro Prefeito José Walter, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital, além de saturações e abordagens à pessoas em atitudes suspeitas.

O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza e cumprido, nessa sexta-feira (19), em desfavor do suspeito, de 53 anos. O estupro de vulnerável contra a própria filha, dos 8 aos 14 anos de idade, foi denunciado pela genitora e só foi interrompido após a separação do casal. O homem não resistiu ao cumprimento da ordem judicial e foi colocado à disposição da Justiça. O nome do homem não será divulgado, visando proteger a vítima.

O principal objetivo da Operação Focus é coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). As áreas são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS). Nessa sexta-feira (19), a Focus esteve presente nos bairros José Walter e Planalto Ayrton Senna (AIS 9), em Fortaleza; enquanto no sábado (20), a ofensiva policial se fez presente em seis bairros da Caucaia (AIS 11).

Planalto Ayrton Senna e José Walter

A 36ª edição da Focus contou com 15 equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Copol. Ao todo, 50 homens e mulheres das Forças de Segurança do Estado participaram da ofensiva. Durante a edição, 105 pessoas e 59 veículos foram abordados nos bairros Planalto Ayrton Senna e Prefeito José Walter. em Fortaleza.

Caucaia

A 37ª edição da Focus contou com 14 equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Copol. Ao todo, 50 homens e mulheres das Forças de Segurança do Estado participaram da ofensiva. Durante a edição, 109 pessoas e 51 veículos foram abordados nos bairros Parque Potira, Araturi, Jurema, Conjunto Metropolitano, Marechal Rondon e Icaraí, em Caucaia (AIS 11).

Operação Focus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprimentos de mandados de prisão em aberto, bem como, saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos.

Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.