Condenados por estupro de vulnerável são presos durante operação “Caminhos Seguros” na Capital

15 de maio de 2023 - 15:04 # # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu dois mandados de prisão definitiva em desfavor de dois homens, condenados por crimes de estupro de vulnerável. As capturas foram realizadas nos bairros Parangaba e Vila Velha – Áreas Integradas de Segurança 5 e 8 (AIS 5 e 8) de Fortaleza.

O primeiro cumprimento de mandado de prisão definitiva ocorreu no bairro Parangaba, em desfavor de um idoso de 65 anos. Conforme apuração, o homem, em 2012, cometeu o crime de estupro de vulnerável contra a própria neta. Na época, a criança tinha 12 anos. Na última sexta-feira (12), o idoso foi localizado e preso.

Já o segundo mandado foi cumprido em desfavor de um homem de 52 anos, também pelo crime de estupro de vulnerável. O indivíduo foi localizado e preso no bairro Vila Velha, na Capital. Os capturados encontram-se à disposição da Justiça.

*Os nomes dos homens não serão identificados para preservar a identidade das vítimas

Operação Caminhos Seguros

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares. Durante a ofensiva, também são realizados trabalhos educativos.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos. O sigilo e o anonimato são garantidos.