Operação conjunta entre Polícias Civil e Militar do Ceará e PCRN resulta na prisão de três suspeitos de crimes em Icapuí

14 de abril de 2023 - 17:09 # # #

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN), resultou na prisão de três suspeitos de envolvimento em crimes de tráfico ilícito de drogas, homicídio e organização criminosa. As prisões aconteceram durante essa quinta-feira (13), nos municípios de Icapuí – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado -, e na cidade de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, sete mandados judiciais foram cumpridos,  sendo dois de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

As investigações foram coordenadas pela Delegacia Regional de Aracati e pela Delegacia Municipal de Icapuí. A operação policial contou ainda com o apoio de equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da PMCE, bem como da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN).

Em Icapuí, uma equipe de policiais civis localizou Carlos Heitor Praxedes Pereira (22), que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio qualificado, ocorrido em novembro de 2022. O homem foi encontrado na zona rural do município. Com o apoio da Polícia Militar, Felipe Antônio da Silva (25), que também é conhecido como “Felipe Pintadinho” e já tem antecedentes por tráfico de drogas e crime ambiental, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico ilicito de drogas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Uma equipe de policiais civis encontrou, na residência do suspeito, uma pistola calibre 380 e porções de cocaína, maconha e balanças de precisão.

Prisão em outro estado

David Erculano dos Santos (23), conhecido também como “Playboy ou Gordim”, é apontado como sendo um dos chefes de um grupo criminoso atuante em todo o Ceará. O homem estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado e foi localizado na cidade de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. No momento da prisão, David foi encontrado na posse de um revólver calibre 38 e uma certa quantidade de drogas. O homem foi conduzido para uma delegacia no município, onde foi cumprido a ordem de prisão e foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, por integrar organização criminosa e posse irregular de arma de fogo.

Todos os alvos capturados na operação foram conduzidos para unidades da Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis para cumprimento dos mandados judiciais.  Os suspeitos encontram-se à disposição da Justiça.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3432.1160, da Delegacia Municipal de Icapuí.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.