Políticas Públicas para Mulheres é tema de palestra na Aesp

1 de março de 2023 - 15:53 # # #

Dando início às ações alusivas ao Dia da Mulher, que será celebrado no próximo dia 08 de março, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nessa terça-feira (28), a palestra “Políticas Públicas para Mulheres”. O evento foi ministrado pela coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto.

O encontro aconteceu no auditório da Instituição e reuniu cerca de 130 pessoas, incluindo colaboradores e convidados da Aesp. Importante figura para a luta dos direitos das mulheres cearenses, Daciane Barreto, iniciou a palestra apresentando um histórico de lutas e de políticas públicas para as mulheres no Ceará e no Brasil. Ela também falou sobre a efetivação da Lei Maria da Penha e de outras legislações de proteção à mulher, além de apresentar dados de violência.

A palestrante também destacou ações desenvolvidas pela Casa da Mulher Brasileira, equipamento do Governo do Estado, que completou quatro anos em janeiro deste ano e que, desde a sua inauguração, já atendeu mais de 162 mil mulheres em situação de violência, além de oferecer um suporte humanizado e capacitação profissional com foco no empoderamento feminino.

“Foi uma grande honra poder estar aqui conversando com esta equipe sobre as políticas públicas implementadas no Estado do Ceará e também no Brasil. Foi um momento ímpar. Conseguimos conversar e trocar experiências sobre as políticas públicas voltadas para nós mulheres”, agradeceu Daciane.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, também agradeceu a palestrante pelo evento e ressaltou a importância do tema. “Hoje, o nosso objetivo foi gerar uma reflexão para os nossos colaboradores sobre as políticas públicas que protejam as mulheres, além de orientá-los sobre as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres. A pauta das mulheres é de interesse de toda a sociedade e deve ser debatido em todos os ambientes, em especial na unidade de formação dos profissionais de segurança pública.”, pontuou o gestor.

Na plateia, a colaboradora Laís Carlos Zaranza, que trabalha na Coordenadoria de Ensino e Instrução da Aesp, aprovou a iniciativa. “A palestra de hoje foi super motivacional e engrandecedora para todos nós, tanto como formadores, que somos, como para nós como pessoa. É muito importante debatermos essas questões de igualdade de gênero, a questão da mulher, das lutas e ver o todo o contexto histórico. Foi realmente uma aula que a palestrante nos deu”, concluiu a auxiliar administrativa.

Também participaram do evento a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, delegada Kamilly Campos; o diretor executivo de ensino da Aesp, tenente-coronel BM Ricardo Catanho; a presidente do Conselho da Mulher de Maracanaú, Kelma Maria Vasconcelos Cardoso; a titular da Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos de Maracanaú, Margareth Rose; a assessora especial da Secretaria da Mulher dos Direitos Humanos de Maracanaú, Cessarine Dias Campos e o representante do Projeto Paz no Lar de Maracanaú, tenente Marcos.