Suspeita de integrar grupo criminoso é presa e arma é apreendida durante Operação Focus em Maracanaú

27 de fevereiro de 2023 - 11:41 # # # # # # #

Ainda durante os trabalhos policiais, um idoso foi preso em flagrante suspeito de dirigir um carro sob efeito de álcool

Mais uma ofensiva da “Operação Focus” foi realizada nesse final de semana. Dessa vez, as ações simultâneas ocorreram entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), em bairros do município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana. Os trabalhos integrados foram conduzidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol). Na ocasião, duas pessoas foram presas, uma arma de fogo foi apreendida e mais de 900 abordagens a pessoas e veículos foram efetuadas.

No decorrer da operação, composições da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram a prisão em flagrante de Maria Joniele Paiva Ferreira, de 18 anos. A mulher, conhecida como “China”, é suspeita de integrar uma organização criminosa atuante na região. Ela é suspeita também de ocultar uma arma artesanal e munição calibre 762 de procedência ilícita em desacordo com a legislação.

A mulher foi localizada no bairro Antônio Justa, no sábado (25). Na ocasião, uma arma artesanal, uma munição e uma capa de colete foram localizadas enterradas dentro de uma sacola em um terreno da região. “China” foi conduzida para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi autuada em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, receptação e integrar organização criminosa.

Outra captura

Ainda durante diligências, um idoso de 61 anos foi preso após ser flagrado conduzindo um veículo sob influência de álcool. A captura foi realizada por uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), no bairro Piratininga.

Mobilização

Os trabalhos da Focus foram conduzidos pela Copol da SSPDS. Foram empregados homens e mulheres das Polícias Civil e Militar. A ofensiva aconteceu em seis bairros de Maracanaú. São eles: Pajuçara, Novo Oriente, Acaracuzinho, Alto da Mangueira, Furna da Onça e Colônia. Ainda durante os trabalhos policiais, 600 pessoas foram abordadas e 331 vistorias em veículos foram realizadas.

A ação também orienta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.