SSPDS deflagra operação para clássico-rei no Estádio Presidente Vargas

6 de fevereiro de 2023 - 17:13 # # # # # # # # #

O Estádio Presidente Vargas (PV) será palco, nesta terça-feira (7), da partida entre Ceará e Fortaleza, um clássico do futebol cearense. O jogo é válido pela 1ª fase do Campeonato Cearense 2023. Para garantir a segurança e a tranquilidade de todos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional com a Operação Clássico-Rei, que contará com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A partida tem início às 21h35min – Horário de Brasília – terá um público limitado a 12 mil torcedores.

Todos os esforços estão sendo empregados pela SSPDS, para garantir a segurança antes, durante e depois do jogo, dentro e no entorno do estádio, que fica localizado no bairro Benfica – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) da Capital, para que todos os torcedores aproveitem o jogo com tranquilidade.

As ações operacionais do clássico-rei serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e das vinculadas da pasta – Coordenação Geral de Operações (CGO), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), pelo Departamento de Inteligência (DIP) e Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Também participam as forças amigas: a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O objetivo da operação é que os responsáveis pelos órgãos envolvidos estejam juntos para que a tomada de decisões, quando necessária, possa ocorrer de forma mais rápida. “Visando a segurança do clássico-rei, as Forças de Segurança garantirão a tranquilidade para a torcida e os moradores do entorno do estádio Presidente Vargas. Além disso, a operação contará, também, com um trabalho conjunto de forças amigas”, ressaltou o coordenador da Copol, o delegado Harley Filho.

Atuações

Equipes da PMCE atuarão na área interna do estádio, na área externa e nas principais vias de acesso ao estádio. Atuarão no evento: composições de unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), além do Policiamento Ostensivo Geral (POG). A Polícia Militar orienta que a torcida do time vencedor aguarde 60 minutos para deixar o estádio; a torcida que permanecer no local terá acesso aos banheiros e área de circulação; em caso de empate a torcida do Ceará deixará primeiro o estádio; e o policiamento providenciará a dispersão da torcida com brevidade.

O posto avançado da Polícia Civil, instalado no interior do estádio contará com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), do Departamento de Inteligência da Polícia (DIP), e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic). As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa do estádio, serão direcionadas para o 34º Distrito Policial (DP).

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos. Além das profissionais da segurança, o evento contará com equipes de forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Diretriz Operacional

A SSPDS alinhou um plano de segurança para o clássico-rei com a Federação Cearense de Futebol. A Copol realizou, na última quarta-feira (1º), uma reunião com a Federação Cearense de Futebol para discutir ações para o Clássico-Rei. No encontro, ficou previsto que o jogo contará com as duas torcidas, com um público máximo de 12 mil torcedores.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) concordou com a nova Diretriz Operacional apresentada pela pasta para o jogo entre Ceará e Fortaleza. O novo plano apresentado prevê a torcida mista e a redução do número de ingressos disponíveis à venda.