Mais de 1800 profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuarão na Operação Réveillon 2023 em Fortaleza

21 de dezembro de 2022 - 15:19 # # # # # # # # # # # # #

Fotos: Prefeitura de Fortaleza e SSPDS

Com o retorno da tradicional festa de Réveillon de Fortaleza, após dois anos sem a realização do evento em decorrência da pandemia de Covid-19, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) organizou um plano operacional para realização do esquema de segurança para as festividades, que acontecem nos dias 30 e 31 de dezembro de 2022. O reforço de mais de 1800 agentes das Forças de Segurança do Ceará visa proporcionar mais tranquilidade à população durante as festas de fim de ano.

Ao todo, 1.857 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, atuarão na Operação Réveillon 2023, coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e com reforço da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS-CE. O trabalho será feito de forma integrada com apoio de forças amigas, como Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Polícia Militar

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com 1.815 homens e mulheres que farão policiamento a pé, motorizado e montado, no Aterro da Praia de Iracema e nas imediações. O trabalho ostensivo será realizado antes, durante e depois das apresentações. Para dar atuar nos dois dias de evento, serão disponibilizados policiais do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando Tático Motorizado (Cotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Coordenadoria Geral de Operações (CGO). Os policiais militares serão distribuídos de maneira estratégica, nas áreas de interesse operacional.

Polícia Civil

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atuará, de forma preventiva e repressiva, com o reforço de 23 policiais civis em pontos estratégicos, para coibir delitos durante o evento. As ocorrências serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), polo plantonista localizado no bairro Aldeota. Caso exista necessidade, o 34º DP e 10º DP também auxiliarão nos registros. Atuarão ainda, em regime de plantão, as Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com o reforço de 19 bombeiros para situações de emergência pré-hospitalar, tumulto e pânico, além de atenderem ocorrências de prevenção ou resgate de vítimas em situação de afogamento.

Evento

O Réveillon de Fortaleza acontecerá nos dias 30 e 31 de dezembro, no Aterro da Praia de Iracema. Além das atrações musicais, o evento contará ainda com a tradicional queima de fogos, na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro.