Operação de combate à receptação resulta em prisão e apreensões de 54 kg de fios de cobre

27 de junho de 2022 - 18:11 # # # # # #

Uma operação das Forças de Segurança, deflagrada na manhã desta segunda-feira (27), resultou na prisão de um suspeito do crime de receptação. Na ofensiva, foram apreendidos 54 quilos de fios de cobre, no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança (AIS 7) de Fortaleza. A ação foi baseada em apurações conduzidas pelo 25o Distrito Policial e pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Outras cinco ações de fiscalização foram realizadas em sucatas de reciclagem de materiais elétricos, nos bairros Alto da Balança (AIS 7) e José Bonifácio e Serrinha (AIS 5).

Os fios apreendidos foram encontrados dentro de sacolas plásticas na entrada do estabelecimento comercial, no Passaré. Ao ser questionado se possuía nota fiscal, o dono da sucata, Francisco Moisés de Lima Araújo, de 25 anos, apresentou uma nota suspeita ao 25o DP. O documento possuía data de emissão posterior à fiscalização e com o mesmo peso auferido pela operação.

Diante dos fatos, Francisco Moisés recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante por receptação na distrital da PC-CE. O homem suspeito se encontra detido e à disposição da Justiça.

A operação teve o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Enel e de empresas de telefonia e internet.

Caráter pedagógico e preventivo

Para além da prisão e apreensão, as fiscalizações, realizadas nesta manhã, contam com um caráter pedagógico e preventivo. “Em todas as seis sucatas, realizamos também uma fiscalização preventiva, no sentido de orientar os proprietários das empresas. Informamos que, caso comprem material sem procedência, estarão passíveis de serem autuados por receptação qualificada, com pena prevista de até oito anos”, frisa o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Rafael Biazi.

A escolha dos pontos levou em consideração o registro de ocorrências policiais no entorno dos três bairros e o levantamento das sucatas próximas, segundo informações coletadas pela delegacia especializada. “O principal objetivo dessa operação é coibir o furto de fiação de elétrica através da autuação daqueles que, porventura, comprem esse tipo de material ilegalmente”, frisou o delegado da DRFVC.

Autos de infração e notificações

Na ocasião, os funcionários da Agefis ainda lavraram seis autos de infração e seis notificações. De acordo com o artigo 752 do Código da Cidade, o ato de construir, reformar, instalar, fazer funcionar ou ampliar estabelecimento, obra ou serviço potencialmente poluidor sem a respectiva licença ou autorização emitida pelo órgão ambiental competente, é considerado infração grave.

Também foram constatadas a prática de obstrução do passeio, com lixo e resto de madeireiras dispostos nas calçadas, bem como a ausência de licença de publicidade em dois dos estabelecimentos.

Na última semana

Na última quinta-feira (23), uma ação de patrulhamento da PMCE resultou nas prisões em flagrante de dois homens suspeitos de furto de fios no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. A dupla, autuada por furto no 30o Distrito Policial (30o DP), transportava, no banco de passageiro de um carro, 120 metros de fios de cobre encapados.

Já na terça-feira (21), após um trabalho que contou com o auxílio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram apreendidas quatro toneladas de fios. Na ocasião, quatro pessoas foram capturadas pela PMCE e autuadas em flagrante por furto qualificado mediante concurso de pessoas no 13o Distrito Policial.