Fortaleza registra redução de 75% nos roubos de cargas em maio de 2022

10 de junho de 2022 - 16:01 # # # # #

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará resultou na retração de 75% nos roubos de cargas ocorridos em Fortaleza, durante o mês de maio de 2022. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No período, foi registrado um caso, contra quatro, no mesmo recorte de meses em 2021.

Também no acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2022, a Capital apresentou redução significativa no indicador. Foram sete casos, contra 12 ocorrências registradas no mesmo período, em 2021. A queda foi de 41,7%, conforme a estatística da Supesp.

Seguindo a tendência de queda em maio de 2022, o Ceará teve diminuição estimada em 37,5% nos roubos de cargas, caracterizados como Crime Violento contra o Patrimônio (CVP). Foram cinco ocorrências no mês passado, contra oito, em 2021. No acumulado entre janeiro e maio, a redução ficou em 14,3%, com 18 crimes em 2022, contra 21, ocorridos nos cinco primeiros meses do ano anterior.

O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Nazareno Nunes, destaca a importância das ações preventivas realizadas pela unidade da PMCE para manter, mês a mês, os índices em constante retração. “Atuando com 23 postos de fiscalização no interior, dois postos avançados, cinco postos fixos na Região Metropolitana, viaturas, motocicletas e com aproximadamente 180 policiais militares diariamente. Conseguimos realizar fiscalizações a caminhões, suas cargas e também documentação. Essa rotina contribui para a continuidade desses bons índices. Outro fator que deve ser mencionado é o fato dos nossos postos estarem localizados em pontos estratégicos e rodovias próximas às divisas com outros estados”.

A integração entre as Forças de Segurança, como citou o comandante do BPRE da PMCE, auxilia na redução do CVP. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) possui uma delegacia especializada, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), para receber as denúncias e realizar investigações. A especializada busca identificar, monitorar e desarticular as associações criminosas. Para tanto, são realizadas operações qualificadas para cumprir mandados de busca e apreensão, bem como prisões importantes.