Aesp conclui formação de aprovados no concurso da Polícia Civil do Ceará

10 de junho de 2022 - 09:21 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta quinta-feira (09), o curso de formação e treinamento profissional dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) de 2021.

O seminário de encerramento foi ministrado pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira, com o tema “Segurança Baseada em Evidências”.

O evento aconteceu no ginásio da Aesp e contou com as presenças do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron; do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque; e do perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio César Nogueira Torres.

Em sua fala, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, parabenizou os alunos e destacou a importância da Polícia Civil nas ações de segurança pública. “O mais importante para combater o crime organizado é a investigação e a inteligência, por isso a importância fundamental de termos uma Polícia Civil equipada, estruturada, com recursos e com profissionais altamente treinados e capacitados. Acompanhamos esse concurso desde o início. Acompanhamos o altíssimo grau de dificuldade e isso só mostra o alto nível de preparo de todos vocês que estão aqui. Então, parabéns por terem passado na primeira etapa do concurso, por estarem agora concluindo a academia. Nós não temos apenas funcionários públicos, nós temos policiais, e que vão trazer um grande ganho ao sistema de segurança pública!”, pontuou Caron.

Segundo o titular da SSPDS, a previsão é que os novos policiais civis sejam nomeados até o final desse semestre para reforçar a polícia judiciária do Estado. “O nosso projeto, juntamente com o doutor Sérgio, é que a Polícia Civil do Ceará evolua vinte anos em dois, e para isso estamos aqui formando uma turma de 560 novos integrantes. A Polícia Civil do Ceará hoje leva na cintura a mesma arma usada pelo exército americano, usa armas longas, inclusive vai receber mais armas longas, as mesmas usadas pela Polícia Federal e pelas polícias dos principais países. Ou seja, proporcionamos para a Polícia Civil não só o que há de melhor no Brasil, mas o que há de melhor no mundo e sabemos que com grande nível de comprometimento, dedicação e competência de todos vocês, vocês já estão dando e darão cada vez mais resultados!”, destacou Sandro Caron.

Durante o evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, também parabenizou os alunos pela conclusão desta etapa. “Parabéns a todos pelo curso concluído e pelo sonho realizado. Espero que cada um de vocês encontre sucesso em suas funções e trilhem os melhores caminhos. Nunca se desviem do caminho da retidão! Continuem contando com a Academia, o contato de vocês com a Aesp não termina hoje, porque os senhores como servidores ainda estarão muito presente em nosso cotidiano, seja como alunos de novos cursos ou professores. Boa sorte!”, declarou Clairton.

A formação

A capacitação ocorreu entre os meses de março e junho de 2022 na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e as aulas foram ministradas no sistema híbrido, sendo 602 horas/aula na modalidade presencial e 126 horas/aula na modalidade EaD, totalizando 728 horas/aula.

A matriz curricular do curso contou com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: técnicas operacionais; tiro policial; defesa policial; condução veicular operacional; técnicas de entrevista; sistemas de informação policial aplicados à prática cartorária; armas e munições letais e menos letais e equipamentos; introdução à investigação policial; direitos humanos e atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, dentre outras disciplinas. além de atividades complementares como, seminários, palestras e exercício funcional simulado.

O treinamento contou com experientes instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PCCE); da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco); do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), além de outras especializadas da Polícia Civil e de outras vinculadas da SSPDS.

Realização de um sonho

Felipe Rocha de Azevedo Maia veio de Brasília para fazer o curso de formação de inspetor no Ceará. Ele conta que ser policial sempre foi um sonho e revela sua expectativa para assumir o cargo. “A expectativa são as melhores. Acho que é um sentimento coletivo de todo mundo que a Polícia Civil do Ceará tem muita estrutura, bons profissionais, então as expectativas  são excelentes, melhores impossível. Eu tô pronto para a missão que for dada e desempenhar da melhor forma possível”, declara o futuro policial.

A cearense Deise Kelly de Souza Araújo, aluna do grupo 01 do curso de formação de escrivão, também revelou suas expectativas e contou como foram esses meses de treinamento. “Os três meses de treinamento foram assim muito sofridos, mas um sofrimento no sentido de crescimento, da gente sair da zona de conforto e buscar dar o melhor, fazer o melhor. Foram meses engrandecedores e a gente sai outra pessoa. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu quero entrar e dar o melhor de mim”,  revelou.

Ao todo, 561 alunos concluíram o curso de formação na Aesp, sendo 140 para o cargo de escrivão e 421 para o cargo de inspetor.

Aumento do efetivo

Desde 2015, o governo do Ceará já contratou 1.333 profissionais para a Polícia Civil – o que representa mais de 40% do efetivo. Em março deste ano, a Polícia Civil do Ceará recebeu um reforço de 37 novos delegados formados pela Aesp.