Centro de Fortaleza apresenta redução de 43,9% nos roubos em maio

7 de junho de 2022 - 16:21 # # # # #

Os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) na região do Centro apresentaram uma redução de 43,9% no último mês de maio em comparação ao mesmo período de 2021. Foram 164 crimes, no quinto mês do ano passado, que reduziram para 92, conforme levantamento feito pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os CVPs englobam todos os tipos de roubos, exceto latrocínio.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, ressaltou o trabalho integrado das Polícias Militar e Civil no Centro de Fortaleza, tanto com ações ostensivas quanto investigativas, todas amparadas pela inteligência. “Isso é resultado de uma série de ações integradas nas ações ostensivas da Polícia Militar do Ceará, que vem contando com o apoio da área de inteligência com dados estatísticos para posicionar bem o policiamento, e também de ações da Polícia Civil em que pessoas envolvidas nesse tipo de delito foram identificadas. Seguimos com resultados, buscando reduzir ainda mais os crimes em Fortaleza e em todo o Ceará”, disse.

Periodicamente, a Forças de Segurança também se reúnem com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), com o objetivo de traçar um trabalho conjunto, visando proporcionar segurança e bem-estar tanto para quem trabalha no Centro da Capital, bem como para quem o frequenta.

Balanço do ano

Quando se trata do ano de 2022 (janeiro a maio), o Ceará também apresentou uma importante retração. A queda foi de 19,6%, indo de 664 crimes para 534. De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que abrange a região do Centro de Fortaleza, tenente-coronel Otoniel Oliveira, algumas estratégias foram fundamentais em todo o corredor comercial do território em questão para que os indicadores reduzissem.