Aesp forma mais uma turma do Curso de Formação Técnica de Apoio Solo para atuar na Ciopaer

26 de maio de 2022 - 11:31 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quarta-feira (25), a solenidade de encerramento do Curso de Formação Técnica de Apoio Solo. O treinamento tem o objetivo de habilitar profissionais de segurança pública para servir na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A cerimônia foi realizada no auditório da Aesp e contou com a presença do diretor-geral da instituição, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do diretor de gestão e planejamento interno da Pefoce, Renato Jevson e do coordenador do curso Tenente Coronel BM Emerson Vasconcelos Bastos, além de alunos, instrutores e familiares dos formandos. Na ocasião, o diretor-geral da Aesp, parabenizou os formandos pela conquista do brevê e destacou a importância da capacitação.

“Todas as vezes que a gente realiza uma solenidade, seja de início ou de encerramento de curso, se renovam as emoções da gente perceber que estamos realmente no caminho certo. O conhecimento é o caminho para tudo. A Ciopaer é uma atividade específica, uma atividade especializada. Em razão disso, precisam também de servidores com habilidades diferenciadas, razão pela qual a gente procura sempre fomentar a busca por esse conhecimento dentro das suas várias missões, seja ela aeromédica, seja no policiamento ostensivo, seja no exercício de atividade civil. Isso nos motiva cada vez mais a contribuir para que o efetivo desta Coordenadoria esteja cada vez mais capacitado para dar o seu melhor ao povo cearense”, discursou o oficial.

Seleção e treinamento

Neste ano, 40 policiais concluíram esta capacitação, sendo 38 militares e dois policiais civis. Mas, para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que contou com mais de 250 inscritos e incluiu três etapas classificatórias que são de Inscrições, Apresentação de atestado médico e Exames de saúde e Teste de Aptidão Física (TAF). Segundo o Plano de Ação Educacional, o treinamento ocorreu entre os dias 2 e 20 de maio e teve uma carga horária de 116 horas/aula.

Nesse período, os alunos acompanharam aulas de conhecimentos básicos sobre aeronaves; segurança operacional; atendimento pré-hospitalar; tiro defensivo; operação com veículos e abastecimento de aeronaves; sinais para manobrar no solo e regulamentação da aviação civil; preparação de zonas de pousos de helicópteros; segurança de aeroportos e sobrevivência em regiões inóspitas, dentre outros importantes conhecimentos necessários para os profissionais que irão realizar o apoio solo no atendimento de operações multi missões de competência da Ciopaer Ceará.

Vanesca Sampaio é soldado da Polícia Militar do Ceará e foi uma das profissionais a conquistar o brevê do Curso de Formação Técnica de Apoio Solo. Ela conta que participar do curso era um desejo antigo. A recém formada também falou da alegria de participar desse momento.

“Desde o tempo do curso de formação eu tinha interesse em fazer um curso da Ciopaer. Foi um curso de formação muito intenso, tanto de conhecimento intelectual como físico e agora no finalzinho pudemos concluir. Foi também uma experiência incrível, mais do que a gente esperava na verdade. É um curso muito técnico, com muito conhecimento, mas também que exigia do físico e do intelectual. Encontramos muito apoio no corpo docente, criamos amizades que vamos levar com certeza pro resto da vida e conhecimentos muito, muito bons. Um curso que a gente sabe que vai levar para toda a vida os conhecimentos adquiridos”, concluiu Vanesca.