Forças de Segurança do Ceará deflagram operação que resulta em prisões em Caridade

12 de maio de 2022 - 13:43 # # # #

Uma força tarefa coordenada pela Polícia Civil do Estado do Cerá (PC-CE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Guarda Municipal de Canindé, resultou, até o momento, nas prisões de dez pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, homicídios e por integrar organização criminosa. O foco dos trabalhos policiais é cumprir 28 mandados, entres eles, de prisão e de buscas e apreensões, no município Caridade – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 15) do Ceará. Drogas, celulares, um revólver calibre 38, munições e dinheiro também foram apreendidos pelos agentes.

Com as 28 decisões judiciais em mãos, os agentes saíram em campo, nas primeiras horas da manhã de hoje, com o foco de retirar de circulação homens e mulheres envolvidos em um grupo criminoso, com atuação direta na comercialização de drogas e homicídios. Na região de Caridade, os policiais prenderam nove suspeitos, destes, oito homens e uma mulher, com mandados de prisões preventivas em aberto pelos crimes de homicídio e por integrar organização criminosa e tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidos 21 celulares, tablets, dezenas de munições de calibres variados, um revólver calibre 38, drogas e veículos.

Com base no trabalho operacional coordenado pela Delegacia Regional de Canindé, unidade que está à frente das investigações, os presos desta operação eram investigados, ainda, por ameaçar moradores da região. Para o delegado Daniel Aragão, titular da delegacia de Canindé, essas prisões são resultado de um trabalho integrado com foco principalmente em diminuir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Prisão em flagrante

Entre as ofensivas de cumprimento de mandado de prisão, destacam-se as prisões de Luiz Fernando Ferreira Freitas (23), que é alvo das decisões judiciais e no momento da prisão, estava em posse de um revólver, dois facões,  50 munições de calibre 380 e 38, uma quantidade de cocaína e maconha, três celulares, uma quantia em dinheiro e uma motocicleta. Na ocasião, ele foi autuado também por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

O irmão do Luiz, identificado como José Gustavo Ferreira Freitas, de 22 anos, também foi preso por força de um mandado de prisão preventiva.  Com base nos levantamentos policiais, a dupla exerce papel importante no coletivo criminoso e eram responsável pela distribuição dos armamentos em Caridade.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3437-1888, da Delegacia Regional de Canindé.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.