Curso de Formação para Inspetor capacita alunos para produzir relatórios policiais

11 de maio de 2022 - 16:21 # # # # #

Os alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Inspetor de Polícia Civil estão sendo capacitados para produzir relatórios policiais com afinco e destreza. O treinamento ocorre na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Nesta disciplina, que tem 36 horas/aula, serão apresentados diferentes tipos de relatórios policiais produzidos pelo inspetor de Polícia Civil. Durante as aulas serão ensinados os elementos que os compõem, as diferentes formas de produzi-los, além de demonstrar a importância deste instrumento, não apenas para uma instrução criminal sólida e consistente, mas também como fator de promoção de justiça social.

Segundo a professora do grupo 14, inspetora Ana Vivian, que atua no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o relatório policial consiste no instrumento de formalização do que resta apurado a cada fase investigativa. Ela falou sobre a importância do material ser bem elaborado.

“O objetivo dessa disciplina é mostrar como funciona os relatórios policiais, tanto de imagem, quanto investigativo e os demais relatórios que são tão importantes no serviço policial. No relatório, o inspetor precisa pegar tudo aquilo que a equipe investigou e colocar no papel, de forma prática, legível e compreendido”, explicou Vivian.

O Curso

A disciplina tem uma carga horária de 36 horas/aula, sendo 24 teóricas e 12 horas de prática. Durante o treinamento, serão abordados temas como: Tratamento da informação; Relatórios de ordem de missão: Natureza do crime, Considerações sobre a vítima; Resultados preliminares da investigação; Relatórios policiais e suas especificidades: Relatórios de imagem, Transcrição de áudios e evidência de imagens, Relatório de monitoramento eletrônico, Relatório de acompanhamento veicular; Instrução normativa nº 108-DG/PF, e Relatórios de análise de dados de aparelhos eletroeletrônicos, dentre outros.