Aesp realiza treinamento para novos instrutores de Condução Veicular Operacional

27 de abril de 2022 - 18:39 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou um treinamento voltado para os novos profissionais de segurança pública que atuarão como instrutores da disciplina de Condução Veicular Operacional dos Cursos de Formação e Treinamento Profissional para os cargos de Inspetor e Escrivão de Polícia Civil. As práticas foram realizadas nessa terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27).

Cerca de 50 profissionais, incluindo policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, participaram do treinamento que ocorreu no Autódromo Internacional Virgílio Távora localizado no município de Eusébio. De acordo com o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM, Carlo Rômulo Matos Barreto, o objetivo principal é preparar, capacitar e nivelar novos instrutores para atender as demandas dos cursos de formação profissional que serão promovidos pela Academia neste ano.


“Esses instrutores são todos novatos. Nosso grupo tinha apenas 27 experientes e, para a demanda pequena que possuía, dava para suprir. Agora, com essa demanda alta que a gente tem de mais de duzentos policiais civis e, provavelmente, três mil policiais militares, somente esse número não iria dar conta. Então, a gente está formando novos instrutores. Já tivemos o módulo teórico e, agora, estamos no módulo prático”, destacou o tenente-coronel.

O oficial também explicou o passo a passo do processo de formação de instrutores. “Ontem, eles aprenderam a montar a pista. Hoje, os novatos estão fazendo o papel de aluno para sentirem como é que o instrutor deve se comportar perante os seus aprendizes. Além de absorver as informações que devem ser passadas para o aluno, os instrutores veteranos também fazem o papel de instrutor. Quando terminar essa fase, nós vamos trocar os papéis e observar como eles se comportam didaticamente com tudo que aprenderam, passando a didática para o instrutor veterano como se ele fosse o discente. Terminada essa atividade, eles serão avaliados. Nesta avaliação, que tem muitos critérios, eles recebem uma nota e, diante disso, serão habilitados ou não para ministrar a disciplina”, pontuou Carlo Barreto.

A disciplina de Condução Veicular Operacional terá uma carga horária de 18 horas/aula e tem previsão de iniciar no mês de maio .O cronograma segue o do Cursos de Formação e Treinamento Profissional para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2021.